Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Economize água ou sofra as consequências

Na hipótese de uma parcela significativa dos sorocabanos ultrapassar os limites do consumo consciente, poderá, sim, haver interferências na distribuição do -- adequadamente chamado -- precioso líquido

04 de Julho de 2021 às 00:21
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Embora o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba venha, reiteradamente, desde o início de 2021, afirmando que o sistema de água potável do município está preparado para atravessar o atual período de estiagem sem a necessidade de restrições no abastecimento da cidade, esse discurso otimista sempre termina com a mesma advertência: a população precisa fazer a sua parte. Para qualquer entendedor mediano, essa frase corresponde a um claro alerta: na hipótese de uma parcela significativa dos sorocabanos ultrapassar os limites do consumo consciente, poderá, sim, haver interferências na distribuição do -- adequadamente chamado -- precioso líquido. Entenda-se por “interferência”, inclusive, a repetição dos inconvenientes rodízios adotados há apenas um ano.

Em Sorocaba, o sinal amarelo deve permanecer constantemente ligado quando o assunto é consumo hídrico. O notório hábito local de exagerar na abertura das torneiras é registrado até mesmo nas estatísticas oficiais. Segundo um estudo feito em 2019, com base em dados da Organização das Nações Unidas (ONU), estatísticas do Instituto Trata Brasil (ITB) e informações do próprio Saae de Sorocaba, cada sorocabano apresenta um consumo médio de água 21,4% maior do que os brasileiros em geral e exatamente 70% acima do dispêndio per capita mundial. Conforme esses dados, enquanto os humanos em geral gastam aproximadamente 110 litros de água por dia, os moradores de Sorocaba precisam de 187 litros a cada 24 horas. A média diária nacional, que também é considerada elevada para os padrões mundiais, está em cerca de 154 litros de água por habitante.

Outro ponto a ser considerado é o desconhecimento do volume real de água disponível nos reservatórios de captação utilizados pelo Saae. Uma coisa é saber que o nível medido em um determinado momento equivale a tantos por cento do nível da represa, outra é calcular a quantidade em litros. O nível é, até certo ponto, fácil de conferir e usando parâmetros como o recuo do líquido observado nas margens, por exemplo. A incógnita, nesta equação, passa a ser, justamente, a quantidade absoluta de água, uma vez que o assoreamento nas bacias de represas tende a aumentar com o tempo. Aliás, ainda é preciso levar em consideração outras variáveis, como a evaporação e o desperdício do líquido dentro do próprio sistema e no trajeto entre as estações de tratamento e o consumidor.

Conforme os dados levantados na semana passada pela Reportagem do Cruzeiro do Sul junto ao Saae e à Votorantim Energia, o primeiro semestre de 2021 apresentou volume pluviométrico 53,94% menor do que o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho de 2020 choveu o equivalente a 638,3 milímetros, contra apenas 344,6 milímetros em 2021. Vale destacar que, mesmo no ano passado, o índice de chuva registrado ficou 18,63% abaixo da media histórica para o primeiro semestre. Ou seja, nos últimos seis meses, choveu apenas 43,94% do volume esperado. Por conta disso, os níveis dos mananciais mantêm a tendência de redução observada desde o verão anterior. Apenas em junho, o sistema Castelinho/Ferraz caiu de 65% para 58%, enquanto Ipaneminha teve seu volume reduzido de 90% para 80%. Já a represa de Itupararanga, atualmente responsável por 85% da água que chega às torneiras dos sorocabanos, teve o seu nível reduzido de 40,55% para 36% em um mês. Conforme a empresa Votorantim Energia, gestora da Usina Hidrelétrica de Itupararanga, o nível atual é considerado abaixo do normal para o período. Além disso, lamentavelmente, as previsões para os próximos meses não são animadoras. Por conta do fenômeno climático “La Niña”, é provável que continue chovendo abaixo da média até, pelo menos, o próximo mês de setembro.

Diante desses fatos e números, o bom senso nos diz que é chegada a hora de todos acatarem as orientações da campanha de conscientização lançada pelo Saae há pouco mais de um mês. Confira algumas sugestões: feche bem as torneiras após o uso e enquanto escova os dentes ou faz a barba; evite banhos demorados; antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, deixando-os de molho; evite lavar as calçadas e o carro com mangueira; molhe as plantas ao entardecer ou amanhecer, quando o sol é mais ameno; utilize a capacidade máxima da máquina de lavar roupas; e fique atento a possíveis vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.

Ações simples como essas -- e que deveriam ser observadas durante o ano inteiro, com ou sem chuvas -- podem fazer toda a diferença. Vale lembrar que os moradores da vizinha Itu já começam a enfrentar rodízio de água na terça-feira (6).