Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

O presidente em Sorocaba

Em visita à cidade, Bolsonaro recebeu título de Cidadão Sorocabano e participou de agenda voltada para ciência, tecnologia e inovação

26 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Sorocaba teve ontem uma sexta-feira agitada e importante. Como não poderia deixar de ser, a visita de Jair Bolsonaro centralizou todas as atenções. Independentemente da posição em relação ao governo federal e ao presidente -- apoiador ou opositor --, receber o chefe do Executivo da nação, que foi eleito democraticamente, é algo relevante. Não é todo dia que um presidente brasileiro em pleno exercício vem à cidade. Lembremos que o Brasil possui 5.568 municípios e poucos têm essa possibilidade ou distinção.

Como esperado, houve manifestações diversas, a favor e contra Bolsonaro. Ficou evidenciado que, ao menos em Sorocaba, o presidente segue com forte apoio popular. Em bom número, seus seguidores aguardavam desde cedo a aterrissagem do avião oficial da FAB no aeroporto Bertram Luiz Leupolz. Entre os membros da comitiva que saiu de Brasília estavam os ministros Fábio Faria (Comunicações), Tereza Cristina (Agricultura) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), alguns políticos como o deputado federal sorocabano Capitão Derrite, além de autoridades como os presidentes da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro.

Pouco antes das 10h, a delegação foi recebida pelo prefeito Rodrigo Manga, políticos e autoridades da região. Logo na chegada, ainda no aeroporto, Bolsonaro e seu filho Eduardo, também deputado federal, receberam o título de Cidadão Sorocabano. A honraria, concedida pela Câmara local, foi entregue pelo presidente da casa legislativa municipal, o vereador Luis Santos.

Juntos, todos seguiram em comboio para o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), local do primeiro compromisso oficial.

A visita de Bolsonaro à cidade foi marcada por iniciativas tecnológicas fundamentais para o desenvolvimento e fomento da indústria e da agropecuária da região e do País. No Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), por exemplo, o presidente conheceu e inaugurou o Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0, uma parceria do governo federal com a Prefeitura de Sorocaba. Já no Centro Universitário Facens, o presidente participou da inauguração do Smart Campus e de uma demonstração do funcionamento de uma máquina agrícola que utiliza a tecnologia 5G.

Não é segredo para ninguém que o avanço das tecnologias digitais vem influenciando os diferentes setores da economia. Diversas empresas buscam, por meio dessas inovações, garantir mais eficiência, sustentabilidade e praticidade. O setor de agronegócio não fica de fora desse cenário e também vem apresentando, cada vez mais, opções tecnológicas aos produtores rurais e empresários agrícolas.

Essas tecnologias já começam a impactar os resultados das safras e da pecuária, aumentando a produtividade e reduzindo perdas no campo. Sensores, drones, softwares e máquinas inteligentes -- como a mostrada ontem na Facens -- já são realidade para o setor. Por isso, para que o agronegócio continue mostrando sua importância dentro da economia brasileira, os produtores precisam estar atentos às tendências que vão indicar o comportamento do mercado em um futuro próximo e também irão ser um dos fatores decisivos para garantir a segurança alimentar das próximas gerações.

Nesse sentido, a visita do presidente reforça como tanto o PTS como a Facens, além de empresas e outras instituições, formam polos importantes de ciência, desenvolvimento e tecnologia. São também prova da capacidade de Sorocaba e dos sorocabanos. Esse é o caminho rumo ao crescimento da cidade, da região e do País!