Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Parabéns, Cruzeiro do Sul!

De 1903 aos dias de hoje, o jornal Cruzeiro do Sul vem registrando a vida, as histórias e os personagens de Sorocaba e região

12 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vista geral da sede do jornal Cruzeiro do Sul no Alto da Boa Vista
Vista geral da sede do jornal Cruzeiro do Sul no Alto da Boa Vista (Crédito: Manuel Garcia / Arquivo JCS)

Este sábado é um dia especial para o Cruzeiro do Sul. Nesta data, o jornal completa 118 anos de vida. São mais de 42 mil dias de circulação ininterrupta, um feito alcançado por pouquíssimos veículos, não só do País como do mundo. Com muito orgulho, o jornal figura no seleto grupo dos 18 diários brasileiros com mais de cem anos -- para se ter uma ideia da façanha, são apenas 34 de língua portuguesa em todo o planeta.

Nascido em 12 de junho de 1903, fruto da ousadia e do empreendedorismo de homens idealistas, o Cruzeiro do Sul foi fundado pelos irmãos Joaquim Firmino de Camargo Pires (mais conhecido como Nhô Quim Pires) e João Clímaco. Desde então, o jornal acompanha e registra os principais fatos históricos e do cotidiano da cidade, da região, do Brasil e do mundo. Em seu início, circulava com duas edições semanais e tinha sede localizada no centro da cidade, na rua Monsenhor João Soares.

De lá para cá, o diário teve vários donos até ser adquirido pelos membros da Loja Maçônica Perseverança III, em 1963. Para manter o jornal, foi criada, em 1964, a Fundação Ubaldino do Amaral, entidade sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da filantropia. Dessa forma, o jornal tem como missão realizar um serviço educativo e de cidadania, por meio de uma comunicação séria e isenta.

Em toda essa história centenária, o Cruzeiro sempre se pautou pelos interesses da sociedade, principalmente no aspecto das causas sociais. Renovando o seu compromisso com Sorocaba, o Cruzeiro do Sul é um porta-voz da população, informando, levando análises e abrindo espaço para reivindicações e solicitações do povo sorocabano.

Pode-se dizer que toda a história da cidade e da região dos últimos 118 anos passou pelas páginas do jornal. Páginas essas que registraram todo tipo de evento marcante, do naufrágio do Titanic à construção da rodovia Castelo Branco. Das “Diretas Já” aos impeachments de prefeitos e presidentes. Para se ter uma ideia da longevidade do diário, durante o seu tempo de vida, mais de 30 administrações municipais distintas passaram pelo Paço Municipal. E independentemente de quem lá esteja, o foco do jornal se mantém inalterado: o bem-estar dos sorocabanos e o desenvolvimento da cidade.

O pioneirismo também é uma de suas marcas. Foi o primeiro jornal do interior a adotar o sistema de impressão off-set, o primeiro a trocar as máquinas de escrever por microcomputadores e o segundo a ser impresso em cores todos os dias. Também foi um dos primeiros no País a ter um portal e chegou inclusive a fornecer serviço como provedor de internet, com o CruzeiroNet.

Do impresso nascido em 1903, montado com linotipos e inicialmente com duas edições semanais, o Cruzeiro do Sul avançou e modernizou-se. Atualmente, além do jornal impresso, que também pode ser lido em sua versão digital, os conteúdos produzidos pela equipe estão espalhados em diversas plataformas. Acompanhando a evolução tecnológica, o Cruzeiro evoluiu nos meios digitais e hoje possui um portal que aglutina boa parte da produção editorial. Também tem forte presença nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Entre os novos produtos estão vídeos, newsletters, podcasts e projetos de conteúdos de marca. Todo esse conjunto consolida uma audiência global considerável e relevante, repleta de formadores de opinião.

Outro ativo importantíssimo do Cruzeiro do Sul é seu arquivo, que contém boa parte da história da cidade, com fotos e imagens. Com ele foi criado o Projeto Memória, pelo qual os assinantes podem ter acesso a todas as edições impressas, por meio digital.

Ou seja, o Cruzeiro segue mantendo a sua credibilidade, relevância e representatividade em Sorocaba e região, sempre buscando inovar. Mas o foco permanece o mesmo: o sorocabano. Que venham mais 118 anos! Parabéns, Cruzeiro do Sul!