Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

Avançamos, mas há muito a ser feito

Dia Mundial do Meio Ambiente tem ações em Sorocaba -- e ao redor do planeta -- de conscientização na preservar dos recursos naturais da Terra

06 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Instituído pela Organização das Nações Unidas em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado ontem, 5 de junho, com um leque de ações espalhadas pelo planeta. Aqui em Sorocaba foram feitas diversas atividades ligadas ao tema, como caminhada ecológicas com limpeza de resíduos às margens do Rio Sorocaba, doação de mudas de frutíferas, engajamento do Zoológico Quinzinho de Barros em campanha de educação de Economia Circular, entre outras.

Também foi lançada, tanto pelos órgão públicos como pela iniciativa privada, a Semana do Meio Ambiente, que vai seguir tratando do assunto. É bonito ver o crescente engajamento de organismos, empresas e pessoas numa causa tão importante.

O dia 5 de junho foi escolhido por coincidir com a data da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que durante séculos foram considerados inesgotáveis.

Nesse encontro, que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental no planeta. A Conferência representou um grande avanço, mas não resolveu todos os problemas, claro.

Se formos comparar a preocupação com o meio ambiente dos dias de hoje com antigamente, constatamos que melhoramos bastante. Atualmente, palavras como reciclagem, reúso e ecologicamente correto, entre outras, já fazem parte do dia a dia de uma grande parcela da população. Felizmente, muitas de nossas crianças crescem ouvindo e aprendendo práticas sustentáveis e a importância da preservação da natureza. Essa evolução de pensamento atingiu toda a sociedade. De quem fecha a torneira na hora do banho e recicla o lixo em casa até grandes corporações. Muitas empresas perceberam que tais práticas podem significar economia real, e se tornaram ecologicamente corretas, com procedimentos sustentáveis. Ainda nessa direção, cada vez mais observamos o surgimento de empresas voltadas para o tratamento, aproveitamento e reciclagem de todo tipo de lixo. O povo tem percebido que adotar práticas sustentáveis significa colaborar com o planeta para as próximas gerações.

Contudo, por mais que tenhamos evoluído na questão do meio ambiente, ainda é pouco diante do que pode e precisa ser feito. Ainda são enormes os impactos negativos da ação do homem sobre a natureza. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência. Portanto, a preocupação com o meio ambiente é -- e precisa ser -- enorme.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, queimadas, ocupações urbanas desenfreadas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial.

Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários. Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.