Buscar no Cruzeiro

Buscar

Editorial

‘Humanização’ com animais

Câmara de Vereadores aprova projeto de lei que permite visita de animais domésticos a donos e tutores que estejam internados em hospitais públicos

12 de Maio de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Pets em hospitais ajudam seus tutores a se recuperarem
Pets em hospitais ajudam seus tutores a se recuperarem (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Sem muito alarde, a Câmara de Vereadores de Sorocaba aprovou nesta terça-feira (11), em definitivo, um Projeto de Lei (PL) bem interessante e que, segundo especialistas, pode ajudar bastante na recuperação de pacientes internados.

De autoria do vereador Ítalo Moreira (PSC), o PL autoriza a entrada de animais domésticos em hospitais públicos para visita a pacientes internados.

O projeto de lei já havia sido aprovado em primeira discussão na semana passada e nesta terça-feira (11) foi ratificado. Para entrar em vigor, resta agora apenas a sanção do prefeito.

Claro que para haver essa visita animal existem várias condições. Pelo texto, os animais só poderão entrar nos hospitais com a vacinação em dia e higienizados.

O responsável também deverá comprovar, por meio de laudo veterinário, a boa condição de saúde do animal, que deverá estar monitorado adequadamente.

Cães e gatos devem estar em guias e coleiras. Se necessário, pode ser usado enforcador e focinheira. A visitação deverá ser autorizada pela comissão de infectologia das unidades e do médico responsável pelo paciente.

Os critérios para a visitação, bem como o local do encontro, serão definidos pelas unidades e a visita deve ser agendada previamente. São medidas para garantir tanto a segurança dos pacientes, quanto dos animais.

Os mais desavisados podem até se assustar. Como assim, animais domésticos em hospitais públicos?! Sim, isso mesmo! Já está mais do que provado que a convivência com animais de estimação faz bem a donos e tutores. Os pets costumam ser fiéis, companheiros e carinhosos.

Agora, imaginem uma pessoa internada em um hospital? Esse paciente fica debilitado não apenas fisicamente, mas também emocionalmente. Segundo profissionais envolvidos, seja da área médica ou animal, todos são unânimes em dizer que uma visita de um pet a seu dono no hospital auxilia no tratamento e pode até ajudar o paciente a se recuperar mais rapidamente.

Ainda que estejamos falando de animais, é a tal da humanização do tratamento. Esse contato do paciente com seu animal de estimação desperta a profunda relação de afeto entre eles. E já está provado cientificamente que isso causa uma série de emoções como amor, amizade, carinho etc, desencadeando atitudes e posturas positivas.

Esses sentimentos criam um ambiente saudável, favorável às pessoas, contribuindo de fato para a melhoria do sistema imunológico. Esse encontro entre dono e animal alivia até o peso do solitário e frio ambiente hospitalar.

É um grande reforço na saúde mental e isso é fundamental na luta contra a doença. Esse pequeno contato com o pet pode colaborar na motivação para o enfrentamento do quadro clínico.

Vários estudos demonstram que o contato do paciente com os animais de estimação, ou até mesmo com animais cedidos, melhora o psicológico das pessoas.

“Toda e qualquer ação que leve o paciente a um momento de alegria, de amor e de carinho, é saudável. É cientificamente comprovado que há uma melhora geral das pessoas, por meio do sistema neurológico. Isso inclui a relação com os animais”, diz o diretor-técnico da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, Fernando Brum Prestes da Silveira.

“Da mesma forma que as emoções negativas podem nos trazer doenças, as positivas podem nos trazer a cura ou, pelo menos, a melhora”, completa ele.

Portanto, com todos os cuidados, não há contraindicação para a entrada dos animais nos hospitais para uma visita ao dono. Pelo contrário.

E para quem está preocupado em relação a possíveis doenças, o diretor da Santa Casa explica não haver riscos de transmissão já que, no geral, as patologias dos animais são diferentes daquelas diagnosticadas nos humanos, com exceção da raiva, por exemplo.

No entanto, esta raramente é encontrada em animais domésticos. Os pets também podem causar alergias, mas não transmiti-las.

Curiosamente, não se trata de uma ideia nova na cidade. Em 2019, o ex-vereador Anselmo Neto (Podemos) apresentou à Câmara de Sorocaba um projeto de lei semelhante.

A proposta chegou a ser aprovada em primeira discussão. Contudo, em 2020, foi retirada de pauta e, posteriormente, arquivada, a pedido do próprio autor.

No ano passado, Anselmo lançou-se candidato a vice-prefeito do município e, por isso, não poderia mais continuar no Legislativo.

Assim, conforme o ex-parlamentar, em razão do processo eleitoral e da pandemia de Covid-19, ele solicitou à Secretaria Jurídica da Câmara o arquivamento de todos os seus projetos de lei em aberto.

Neste ano, Ítalo Moreira, inspirado na matéria anterior, apresentou um novo projeto de lei que acaba de ser aprovado. Parabéns a todos os envolvidos!