Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

A bênção da volta às aulas presenciais

Após mais de um ano, aulas presenciais serão retomadas em 31 de maio para alunos das escolas da rede municipal

05 de Maio de 2021 às 00:26
Cruzeiro do Sul [email protected]
Crédito da foto: Depositphotos.com
Crédito da foto: Depositphotos.com (Crédito: Crédito da foto: Depositphotos.com)

Uma ótima notícia em relação ao enfrentamento da pandemia foi dada anteontem quando a Prefeitura de Sorocaba, por meio do secretário da Educação, Mario Carrara, anunciou para o dia 31 de maio o retorno presencial dos alunos nas escolas da rede municipal de ensino. Ainda que tenha restrições, como o máximo de 35% da capacidade da sala, esquema de revezamento e necessidade de todos os protocolos de saúde, é um alívio observar essa volta depois de mais de um ano sem aulas presenciais.

A decisão valerá para todos os 60 mil estudantes matriculados nas cerca de 175 escolas municipais da rede, desde a creche até o Ensino Fundamental. Ainda conforme o secretário, neste momento o retorno presencial não será obrigatório. Para os alunos que continuarem em suas casas, o ensino continuará de forma remota. Portanto, na prática, haverá um formato híbrido, entre presencial e remoto.

As aulas presenciais foram suspensas no longínquo 23 de março de 2020, por conta da pandemia. Após a suspensão, a Prefeitura, ainda na gestão anterior, levou alguns meses para anunciar o início das atividades remotas. Mesmo assim, pais reclamavam -- e reclamam -- da pouca eficiência desse formato, já que ele depende de fatores como acessibilidade, aplicativos e sobretudo comprometimento dos envolvidos, além de acompanhamento.

Como aulas e tarefas são enviadas por aplicativos de mensagens, cabe aos pais ou responsáveis fazerem a cobrança da realização das tarefas.

Em agosto de 2020, a Prefeitura, após pesquisa com pais e responsáveis dos estudantes, decidiu que o retorno presencial na rede municipal não ocorreria naquele ano. A decisão de reabrir as escolas para a retomada do ensino presencial passou, então, para a atual gestão.

Porém, com a piora da pandemia no País e também no Estado, com aumento de casos e óbitos, tal retomada foi sendo adiada. Após períodos sem atividades e férias, os alunos retornaram com o ensino remoto no último dia 22 de abril.

Até agora, somente escolas estaduais e particulares já voltaram com alunos nas unidades, também respeitando o limite de 35% da capacidade, de acordo com regras do Plano São Paulo.

Segundo a Secretaria da Educação de Sorocaba (Sedu), o plano de retomada das aulas presenciais na rede municipal está previsto para ocorrer em etapas. Inicialmente haverá um limite de 35% dos alunos. Em um segundo momento, esse limite iria para 75%. E finalmente chegaria em uma situação de 100%. Mas tudo isso depende, obviamente, do andamento da pandemia no País e do Plano SP de contingência contra a Covid.

Independentemente do porcentual, o retorno presencial é muito importante em todos os sentidos. Especialistas, professores e pais são unânimes em afirmar o impacto disso no dia a dia do aluno. Do ponto de vista pedagógico, ela ajuda a evitar a evasão escolar e o abandono dos estudos. Além disso, há uma diferença abissal entre o aprendizado presencial e o remoto.
A começar pelo fato de que nem todos os estudantes têm acessos digitais e ferramentas para esse tipo de estudo. Com raras exceções, a pandemia mostrou que a absorção do conhecimento numa sala de aula presencial é muito maior do que em situações remotas.

O retorno presencial também é muito importante do ponto de vista emocional. Especialistas em educação, médicos, professores e pais confirmam que os estudantes são também vítimas dos efeitos danosos do isolamento social decorrente da pandemia.

Muitos passaram a apresentar quadros de depressão pela falta da atividade escolar diária e do convívio com os colegas de classe. A importância das aulas é tanta que, na Europa, muitos países adotaram o seguinte lema: a escola deve ser a última instituição a fechar e a primeira a abrir no caso de uma calamidade pública, como a pandemia.

Portanto, que tudo dê certo para o retorno presencial dos alunos da rede municipal no próximo dia 31 e que a normalidade do ensino possa ser retomada o quanto antes.