Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Ministro da Economia fala em ciclo mundial de alta de preços

09 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Guedes:
Guedes: "aceleração global". (Crédito: EVARISTO SÁ / ARQUIVO AFP (5/2/2021))

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que, em um contexto de aceleração global da inflação, é “natural” que num país como o Brasil onde os preços já costumam ter variação ao redor de 4% o índice geral acabe subindo para algo “ao redor de 9%”. Para argumentar isso, ele citou que nos Estados Unidos, onde a inflação costuma ser próxima de zero, a variação de preços beira hoje os 5%.

Fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação para este ano é de 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual (de 2,25% a 5,25%).

Guedes, que participou de evento do Itaú voltado a investidores estrangeiros, citou a aprovação da autonomia formal do Banco Central como medida para conter a alta de preços. No mais recente ciclo de alta de juros, o Comitê de Política Monetária (Copom) levou a Selic da mínima histórica de 2% para os atuais 6,25% ao ano.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que “há sinais mistos no IPCA do mês passado”. “A inflação de serviços no IPCA de setembro foi um pouco melhor que a esperada, mas persistiram efeitos em alimentos e energia”, disse. Ele admitiu que as projeções do mercado para a inflação em 2022 continuam em trajetória de elevação, relacionada à inércia inflacionária esperada na passagem para o próximo ano. (Estadão Conteúdo)