Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

18 de Agosto de 2018 às 16:23

No idioma grego, existem dois vocábulos diferentes sobre o tempo: chronos e kairós. O primeiro refere-se ao tempo numérico, cronológico. No tempo cronológico, é tudo igual para todos, que seguem o mesmo calendário o tempo todo.

O segundo significa um momento oportuno, único, que pode estar presente dentro do espaço de um tempo físico, determinado por chronos. E aqui está a diferença contida na vida de cada pessoa. Pois cada um vive o seu tempo, o seu momento, mas é obrigado a viver junto e misturado com o tempo dos outros.

Há ocasiões em que o tempo é um remédio que cura tudo, conforme adágio popular. O máximo desse conceito ocorre quando acontece a perda de um ente querido.

Tem época em que o tempo chama-se esperança. E pode demorar até muito tempo para acontecer aquele momento que se espera, mas continuamos a esperar e cultivamos o esperançar.

E temos também aquele tempo de adquirir a confiança no outro. Às vezes, se gasta muito tempo, mas quanto mais tempo se demora, mais se consolida. Podemos citar como exemplo a amizade.

E temos o tempo da sabedoria. Esse talvez seja o principal. Pois este momento é a vivência da prudência e da justiça e resulta em longevidade, um exemplo de viver bem.

Mas digo que o maior momento de todos os tempos, o mais valioso, é o tempo do amor. E que por diversos momentos você dedicará o seu tempo para o outro. E também poderemos chamar de solidariedade, de misericórdia e de perdão.

Kairós, portanto, é o tempo oportuno, específico, especial, que só acontece na vida de cada ser que tem a semente do bem em seu coração -- e assim tem uma boa vida neste pouco tempo que aqui estamos, para depois passar a viver no tempo eterno. Paz e bem a todos.

JOSÉ MELLO

DO FACEBOOK

Carro pega fogo no centro de Sorocaba

Como está pegando fogo em carro aqui, hein?

PAULO HENRIQUE DA SILVA

Mas gente, Sorocaba deve estar em 1° lugar no quesito pegar fogo em carro. Terça-feira também pegou.

BRUNA MOHRING

Outro?

MAAHGIL MESSIAS