Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rua das Laranjeiras

13 de Novembro de 2020 às 00:01

Agradeço ao Jornal Cruzeiro do Sul pela coluna Do Leitor, onde os cidadãos sorocabanos podem reivindicar com mais força os seus direitos perante as autoridades da cidade.

Faz mais de 5 anos que tento, junto com alguns moradores, a mudança do sentido do trânsito da Rua das Laranjeiras, na Vila Barão, em Sorocaba, mas sem sucesso. E, para isso, foi solicitada a ajuda de vários vereadores, que ignoraram os pedidos, bem como feito requerimentos à Urbes, que também não deu a devida atenção. O último requerimento à Urbes, que é o setor responsável para o estudo e a viabilidade da mudança, deu-se através do Expediente 11.208/2018, que até o presente momento não teve a sua análise concluída.

O estudo da alteração por parte da Urbes já se encontrava em estado avançado, tendo sido realizada consulta aos moradores da rua, uma lista foi levada pessoalmente na sede da Urbes. Mas, ao que parece, os responsáveis não se deram conta da real necessidade e o grave risco de acidente grave para os que transitam na localidade, sobretudo, no final da tarde e começo da noite, quando é possível observar vários veículos de moradores entrando e saindo de suas garagens, automóveis particulares, motos e carros de empresas de valores em alta velocidade.

Além do intenso trânsito local dos moradores (são 5 edifícios de apartamentos), o tráfego de veículos é intensificado por outros carros, sobretudo, os carros-fortes de empresa de transporte de valores, localizada ali próxima, que para fugirem do semáforo, no cruzamento entre a esquina da avenida Gonçalves Júnior e a avenida General Osório, sempre fazem uso da Rua das Laranjeiras, para acessar a avenida General Osório, sentido bairro-centro.

Espero que a Urbes comece a se atentar à reivindicação da adoção do sentido único de trânsito na via, pois é claro que a rua não comporta tamanho fluxo de trânsito. Espero que não estejam aguardando algum acidente grave ocorrer para daí tomar alguma medida.

LUCIANO FERNANDES POSO

RESPOSTA: A Urbes Trânsito e Transportes informa que, para a alteração solicitada na Rua das Laranjeiras, na Vila Barão, foram realizados todos os estudos técnicos necessários para a implantação de mão única e feita pesquisa com os moradores e será implantada conforme programação do setor.