Marginal da Raposo
Gostaria de me pronunciar novamente sobre os problemas que acontecem na rodovia Raposo Tavares no trecho urbano de Sorocaba. O excesso de velocidade tem causado vários acidentes e não vemos novos dispositivos inibidores de velocidade ou redução do limite para pelo menos 90 km por hora desde a Celso Charuri até Araçoiaba. Tivemos o tombamento de um bi-trem que carregava cimento ficando a pista parada quase o dia inteiro. Certamente fruto do excesso de velocidade. Viaoeste, Policia Rodoviária, DER e Artesp não estudam alguma solução?
JOSÉ DIAS NETO
RESPOSTA: A fiscalização de excesso de velocidade é feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pela Polícia Rodoviária Militar em toda a malha rodoviária de São Paulo. No trecho já existe um radar fixo em operação no km 84,9 da SP 270. Até a presente data, não há solicitação enviada à Artesp para estudo de redução do limite de velocidade na região. Os limites de velocidade nas rodovias estaduais paulistas são definidos por estudos técnicos. Os radares são implantados com o objetivo de melhorar a trafegabilidade das rodovias, gerando maior segurança e conforto aos usuários. Lembrando que as vias marginais são destinadas aos deslocamentos regionais de curta distância e estão dentro dos limites permitidos pelo Código de Trânsito Brasileiro em vigor.
AGÊNCIA DE TRANSPORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO - ARTESP
Com o intuito de garantir a fluidez e segurança, a CCR ViaOeste monitora continuamente os trechos sob sua responsabilidade no Sistema Castello-Raposo e, quando necessário, avalia as intervenções adequadas. No trecho mencionado pelo leitor, a quantidade de acidentes caiu cerca de 8% em 2018, na comparação com 2017. A concessionária entende que as velocidades regulamentadas pelo DER-SP na Rod. Raposo Tavares (SP 280) são adequadas a cada segmento, respeitando as diferenças entre as vias expressas e marginais. Vale destacar também que, além dos radares fixos, que são utilizados em pontos estratégicos, o Sistema Castello-Raposo também é monitorado por radares móveis e estáticos, cujo posicionamento varia diariamente, conforme operação do DER-SP e Polícia Militar Rodoviária (PMRV), para garantir a efetividade da fiscalização. Esta estratégia é utilizada para que o motorista não se habitue a desacelerar somente em pontos específicos da rodovia, coibindo assim de maneira mais efetiva que os usuários trafeguem em alta velocidade, especialmente nos trechos com retas mais longas.
CCR VIAOESTE
Polícia Rodoviária e DER não se manifestaram