Inss digital
Aonde ele é digital? Está é à vapor. Vou explicar: Em 2014 solicitei a contagem de tempo de serviço, fui até a agencia o funcionário fez o documento e sai com ele em mãos. Faltou um tempo trabalhado em 2017, fiz um agendamento em Itu, a atendente me disse que somente em Sorocaba poderia alterar e que eu tinha de pegar um extrato no banco, aguardei um mês para o banco fazer, agendei em Sorocaba em 2018, prazo médio 5 meses, no dia anterior passei no hospital, não pude ir, de castigo só um mês depois para poder agendar, mesmo tendo documentos e atestado do hospital. Agendei novamente e havia uma desistência em 20 de julho, fui nessa data entreguei a documentação e me deram um prazo de 45 dias para entregar a documentação, isso por estar informatizado, bem diferente de antes? Quando chegou setembro liguei e nada ainda estão analisando, outubro nada, reclamei e reclamei na ouvidoria que me deu o prazo de 20 dias, novembro agendei novamente fui até lá e nada, falei com o gestor que simplesmente me disse não temos funcionários, aguarde. É um absurdo dizem que digital é ágil, mas a impressão é que a coisa não flui, estamos em fevereiro de 2019 e nada. Estão analisando até minha milésima encarnação? A quem peço socorro batmam, super-homem ou aguardo para resolver com São Pedro?
ROSELI MARIA ROQUE GIROTO
RESPOSTA: O INSS tem feito um esforço concentrado para agilizar a análise dos requerimentos (solicitação de benefícios) e o reconhecimento de direitos. Nas cinco superintendências, que englobam todas as regiões do país, foram montados polos de trabalho com grupos de servidores encarregados de analisar os processos em tempo integral. Essas forças-tarefas têm contribuído fortemente para reduzir o estoque de requerimentos pendente de análise.
Destaque-se que, em muitos casos, as pendências não são do INSS, mas do próprio segurado, como falta de documentos, falta de comprovação de tempo para aposentadoria, entre outros.
O INSS analisou o pedido para inclusão de informações na Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) da senhora Roseli Maria Roque Giroto e verificou que ela precisa apresentar documentos complementares. Para isso, já foi agendado atendimento no INSS para a senhora Roseli.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO INSS EM SÃO PAULO