Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guarita na praça

29 de Novembro de 2019 às 00:01

Sobre a guarita na praça Cel. Fernando Prestes

É de conhecimento de todos a grande necessidade de se haver segurança efetiva na região central da cidade. Todavia, a guarita da Guarda Civil Municipal, instalada em janeiro deste ano em frente à Catedral Metropolitana, na praça Coronel Fernando Prestes em Sorocaba, trouxe a insatisfação de muitos e dividiu opiniões.

Á área, onde a popularmente chamada “casinha”, foi construída no entorno da Igreja Matriz, tombada como patrimônio histórico por um decreto municipal de 2007. A construção, por sua vez, além de passar por diversas investigações sobre possíveis irregularidades, prejudicou o visual de um dos principais cartões postais da cidade e poluiu a praça.

Segurança é primordial, nós sabemos e defendemos o bem-estar de todos os consumidores e lojistas que, com muito esforço, abrem suas portas diariamente para gerar empregos e fazer a economia da cidade girar. Porém, poderia ter sido feito de outra maneira como por exemplo, unidades móveis da GCM durante todo o dia nas principais vias da região central, entre outras ações.

Ao longo das lembranças que carrego da Sorocaba antiga, me entristece ver a praça da maneira como está, nada parecida como já foi um dia: repleta de pessoas, caminhando de maneira tranquila e segura, o “point” da juventude.

Como presidente da Associação Comercial, parabenizo a prefeita Jaqueline Coutinho pelo pedido de demolição da guarita e, muito mais do que isso, por propor a revitalização do Centro e um novo plano de segurança, prevendo a presença do ônibus da GCM e uma viatura permanente, além da instalação de câmeras de monitoramento, como reforço.

Torço para que essas novas ideias deem certo, ainda mais neste período em que se inicia o horário estendido do comércio para as festas de fim de ano. Fico feliz que a praça esteja sendo revitalizada e que a fachada da linda Catedral esteja livre novamente para ser apreciada.

SÉRGIO REZE - PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SOROCABA