Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gatos e sujeira

29 de Dezembro de 2018 às 00:01

Primeiramente, gostaria de agradecer imensamente ao Jornal Cruzeiro do Sul, que disponibiliza aos seus leitores tão precioso espaço de exercício de cidadania, único canal que nos permite resolver problemas, já que a municipalidade insiste em ignorar muitas das solicitações e necessidades de seus munícipes. Persistem os problemas da existência de forte odor de urina, muitas fezes e inúmeros gatos em residência na rua das Laranjeiras, em Sorocaba, o que já foi objeto de aplicação de multa em 23/1/2018, mas sem solução do problema. Posteriormente, foram reiteradas as reclamações publicadas nas datas de 9/3/2018, 13/6/2018 e, por fim, em 9/8/2018, considero lamentável a postura da Zoonoses, a qual adotou para a questão a resposta padrão de “a proprietária do imóvel já foi notificada para providenciar a redução dos animais”, “deve manter o local higienizado e limpo”, “como a intimação não foi cumprida, a responsável já foi multada”, “caso ela continue com as irregularidades, o valor da multa será dobrado” e “equipe da Zoonoses retornará ao local”.

Os gatos, igualmente vítimas da situação, não são castrados, vivem procriando sem controle algum, a maior parte do dia ficam perambulando pelas ruas, defecam por todas as calçadas, invadem as casas vizinhas, ficam deitados embaixo ou dentro dos automóveis estacionados ou ficam caminhando sobre estes, causando danos aos seus proprietários. Ou seja, é insuportável! A Zoonoses precisa cumprir o seu papel legal de fiscalizar e deve tomar as providências necessárias para resolver o problema, que já virou questão de saúde pública, pois é enorme a quantidade de fezes que tem que ser removida todos os dias da calçada, além do mau cheiro, que impossibilita aos vizinhos manterem as suas janelas abertas, principalmente em determinados períodos do dia, já que tudo é tomado pelo forte odor. Problema que persiste há muito tempo e para o qual não teve solução até hoje.

LUCIANO FERNANDES POSO

RESPOSTA: Informamos que a Divisão de Zoonoses já cumpriu e continuará cumprindo seu papel legal de fiscalização e já tomou providências administrativas cabíveis. Importante esclarecer que a Divisão de Zoonoses não recolhe animais que não sejam suspeitos de zoonoses de relevância para a saúde pública, em cumprimento às diretrizes e legislações do Ministério da Saúde e da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo. Quanto à castração desses animais, a Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins informa que castrou no mês de julho deste ano nove fêmeas e sete machos, que estavam sob a responsabilidade da proprietária na época.

PREFEITURA DE SOROCABA