Buscar no Cruzeiro

Buscar

Furto de Energia

24 de Agosto de 2019 às 00:01

Não acho justo nós pagarmos a conta dessas pessoas que usam a energia erradamente, a companhia tem que coibir isso porque roubo de energia é crime e a Piratininga fala que tem medo de cortar porque são ameaçados por essas pessoas que não deveriam viver em sociedade e aí eu pergunto onde está a polícia que não acompanha esses funcionários nessas funções?

Outra coisa, por que esses engenheiros e projetistas, que ganham muito bem, não acham uma solução para esses casos? Talvez por ganharem bem, não pensam nos trabalhadores e aposentados como eu, que fazemos um sacrifício para não cortarem nossa energia, porque nesse caso é fácil, nós não ameaçamos ninguém porque somos pessoas civilizadas e educadas. Então, por favor, tomem alguma providência sem prejudicar outras pessoas.

CARLOS EDGARD

RESPOSTA: A CPFL Piratininga reforça que mantém um programa contínuo de combate às fraudes e furtos de energia elétrica que conta com ações preventivas e de atuação contra clientes irregulares. Em 2018 e no início de 2019, a distribuidora intensificou os esforços para coibir a prática criminosa, ampliando a quantidade de inspeções, as ações de recadastramento de iluminação pública e os cortes em unidades adulteradas. Apenas no ano passado, a empresa realizou 40,7 mil inspeções em campo na região de Sorocaba, mais do que o dobro do volume executado em 2017. A energia recuperada nas ações seria suficiente para abastecer 10,9 mil residências no período de um ano, considerando um consumo mensal por família de 0,2 megawatts-hora (MWh).

Vale lembrar que o reconhecimento dos prejuízos causados pelas fraudes e furtos de energia como componente para o cálculo das tarifas é prerrogativa do órgão regulador do setor, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A entidade é a responsável por determinar quais são os fatores que influenciam as revisões e os reajustes anuais de todas as distribuidoras brasileiras, inclusive nas questões relacionadas à inclusão das perdas como parte da análise.

ASSESSORIA DE IMPRENSA