Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fios soltos

10 de Dezembro de 2020 às 00:01

No dia 6 de novembro, a CPFL realizou serviço de manutenção nos postes da rua Tamandaré. Como consequência, deixou um “rastro” de danos: calçada esburacada ao redor dos postes, placa da rua quebrada, mas o pior foi os fios baixos e peças penduradas ao longo de todo o quarteirão. Ao reclamar, a CPFL se limita em dizer que esses fios são das empresas de telefonia, e elas são comunicadas sobre o serviço para que depois venham arrumar sua fiação. Vi carros da Claro, Vivo e Algar na rua, em vários dias, mas a situação só piorou: em 21 de novembro, devido à passagem de veículos altos, houve contato e fios e peças ficaram penduradas no meio da rua, bloqueando parcialmente a via e deixando a fiação em estado pior ainda. A qualquer momento novo veículo passa e estica os fios, alguns já arrebentados. Liguei na Ouvidoria da CPFL Piratininga, inclusive pedi e falei com um supervisor, em 22/11, mas só repetiram a mesma coisa. É vergonhoso e inadmissível que recaia sobre o cidadão ter que “correr atrás” de todas as empresas de telefonia, até descobrir, SE descobrir, quem deve arrumar os fios, sem nem mesmo ter autoridade sobre elas. A CPFL se exime até mesmo de efetuar essa cobrança. O que estão esperando? Acontecer acidente grave? Dano maior que comprometa o fornecimento de energia? Por que a CPFL tem essa prerrogativa de deixar a rua danificada de várias formas? Não pode mexer nos fios das empresas para arrumar, mas pode para deixá-los soltos e caídos? Parece ser problema sem dono, sem responsável, de fiação abandonada. Mas esses danos foram causados diretamente pelo trabalho da CPFL, que deixou a rua em perigo, pessoas em perigo, e não quer responder por eles.

GUSTAVO CARNELÓS

RESPOSTA - A CPFL Piratininga informa que realizou vistoria no local indicado e esclarece que em relação à calçada e à placa da rua já foram tomadas as providências cabíveis de manutenção e finalização das obras. Sobre os fios soltos, a companhia notificou novamente as empresas de telecomunicação responsáveis para a regularização da situação e tracionamento correto dos cabos. A distribuidora reforça que tem notificado sistematicamente as empresas de telefonia e internet quanto as irregularidades de seus cabos de comunicação. A empresa destaca também que todas as manutenções e substituições de postes que possuem serviços compartilhados com outras empresas (TV a cabo ou telefonia, por exemplo) são programadas e as empresas avisadas com antecedência sobre o trabalho que será realizado, para que as mesmas possam garantir a integridade de suas redes e o funcionamento de seus respectivos serviços, de acordo com as determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A distribuidora solicita à população que, sempre que for identificado algum cabo de telecomunicação ou energia elétrica caído no chão, o local seja isolado e seja acionado o serviço emergencial da empresa, pelo telefone 0800 010 2570 (ligação gratuita), ou pelo aplicativo para smartphones “CPFL Energia”. A companhia reforça que dará as orientações necessárias e continuará notificando as empresas responsáveis para que os trabalhos sejam realizados com urgência e, se necessário, irá retirar os cabos de telefonia dos postes, para os casos irregulares. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - CPFL PIRATININGA