Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estradas vicinais

06 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Lombadas irregulares na Estrada do Cercado, em Araçoiaba da Serra

Impressionante o descaso da Prefeitura de Araçoiaba da Serra na manutenção de suas estradas vicinais. Sempre que trafego pela Estrada do Cercado, observo que a vontade de fazer lombadas na via foi muito grande (pois são inúmeras lombadas!), mas o padrão técnico para implantá-las é totalmente deficiente.

Tais lombadas são dos mais variados formatos e alturas possíveis, sendo algumas em condições de trafegabilidade e outras verdadeiros “calombos”, feitos não para reduzir velocidade, mas para danificar os veículos. Além disso, muitas lombadas estão sem sinalização horizontal, vertical e até mesmo pintura padrão.

Um absurdo: risco iminente de acidentes! Outrossim, a falta de vontade de fazer por si só, ou firmar um convênio com os governos estadual ou federal, para recapar a antiga estrada Sorocaba-Araçoiaba, cujo trecho pertencente a Araçoiaba está coberto de buracos e irregularidades, em cujo local são realizados somente serviços paliativos, claramente ineficientes.

Com o dinheiro que já gastaram com tapa-buracos que para nada serviram, já teriam feto um pavimento novo. O prefeito e seus comandados, responsáveis por obras nesta cidade, deveriam se envergonhar de ter uma estrada nestas condições dentro do seu município.

Mesmo morador em Sorocaba gosto de estar em Araçoiaba mas, este descaso da Prefeitura com sua cidade somente espanta os visitantes... Lamentável!

DENILSON APARECIDO DE OLIVEIRA

RESPOSTA: A Secretaria de Obras e Serviços do município informa que a manutenção das estradas vicinais são realizadas regularmente, conforme mencionado pelo senhor leitor, por meio de operação “tapa-buracos”. O prefeito Dirlei Salas Ortega tem constantemente buscado recursos junto ao governo estadual e federal e tem firmado convênios que se encontram em andamento, para realização de recapeamento e pavimentação de diversas estradas do município e melhorias na infraestrutura urbana.

Quanto às lombadas, as mesmas são necessárias e têm ajudado na redução de acidentes no local e reduzem o alto tráfego de caminhões de cargas, que utilizam a estradas para desviarem dos pedágios e causam grandes danos ao asfalto. As lombadas que se encontram sem sinalização, receberão sinalização pelo Departamento de Trânsito em breve.

ASSESSORIA DE IMPRENSA