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04 de Junho de 2020 às 00:01

Professores da rede municipal voltam ao trabalho presencial em Sorocaba

Todos esses dias, o quadro do magistério da rede municipal tem realizado suas atividades remotas com grande seriedade e responsabilidade. O esforço empreendido, não só pelos educadores de sala de aula, mas pelo quadro de profissionais educadores da rede municipal de educação, atingirá positivamente as crianças no retorno às aulas. A manutenção das atividades remotas dos profissionais de educação de nossa rede municipal é considerada por nós uma medida de saúde pública. É uma forma de manutenção da saúde e da vida dos trabalhadores da educação e de seus familiares. É com imensa preocupação que vejo, contudo, que cumpramos nossas atribuições nas unidades pedagógicas em tempos pandêmicos. Questiona-se:

1 - Se o trabalho remoto domiciliar dos profissionais da educação tem dado certo, como foi exposto, qual é a razão plausível para que se inclua em sua grade o trabalho remoto na escola, mesmo que seja uma vez por semana? Em que nossos trabalhos seriam beneficiados? A dificuldade de realização de reuniões pedagógicas no espaço escolar devido à aglomeração de pessoas é um componente que dificultaria os trabalhos, por exemplo.

2 - O retorno dos profissionais da educação não acarretará gastos maiores à municipalidade, devido ao aumento de consumo de água e energia, nas unidades escolares?

3 - Qual é a garantia da preservação de saúde dos profissionais de educação e dos seus familiares, mesmo com equipamentos de segurança? Os cuidados paliativos (máscaras, álcool em gel, etc.) não substituem a quarentena! Vide os países que estão vencendo a guerra contra a Covid, como a Argentina.

4 - Um possível aumento dos casos, decorrente da reabertura das atividades no município, pode acontecer. O retorno de milhares de trabalhadores da educação em suas unidades podem contribuir com esse processo. Como, enfim, planejar o retorno às aulas, se o prognóstico acima confirmar-se?

Muito se fala em valorização do profissional da educação. Teoriza-se muito sobre o afetuosidade, sobre o amparo. Contudo, sinto-me desamparado. Estou com medo de adoecer ou de adoecer as pessoas que me são queridas, que amo. Respeitosamente, discordo do cumprimento da carga horária remota de 20% na escola e 80% em casa. Desnecessário e perigoso.

RAFAEL KERCHE