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Ciclovias

31 de Março de 2019 às 00:01

A Prefeitura de Sorocaba vai investir na revitalização de ciclovias, as quais tem cerca de 127 km; boa medida, uma vez que as mesmas estão sucateadas. Pedimos à Urbes - Trânsito e Transportes, que ao fazer a revitalização. se dedique a reservar o espaço destinado aos pedestres, o qual foi ignorado pelos prefeitos e edis desta cidade ao construir as ciclovias. Hoje, por conta do serviço mal feito pela administração da cidade, refletidos na falta de planejamento e na ânsia de fazer política, ao invés de atender com lógica e discernimento, tanto a pedestres como a ciclistas, vemos o péssimo resultado do trabalho de construção das ciclovias, onde pedestres andam na rua e os ciclistas nas calçadas. Some-se a isso o enorme volume de bicicletas motorizadas que estão dividindo espaço com pedestres. Aproveitando a mão de obra que estará nas ruas fazendo a recuperação das pistas, bom seria destinar parte da rodovia de uso dos veículos aos ciclistas, de uma vez que bicicletas são consideradas veículos, e pelo fato óbvio de que pedestres andam nas calçadas, somente. Seria conveniente solicitar da Guarda Municipal a devida fiscalização, orientação, educação e, se pertinente, a multa a ciclistas e afins em desobediência a essas regras.

Arlindo Vicentine

Resposta: Caro leitor, a Urbes -Trânsito e Transporte agradece a preocupação com a mobilidade sustentável da nossa cidade. Ressaltamos que nossa ciclovia é um avanço à mobilidade da cidade e precisa ser reconhecida por esta possibilidade que ela oferece aos moradores mais um opção de deslocamento. É natural que, como um local muito utilizado, haja necessidade de manutenção, porém os custos para este serviço são altos, mesmo assim, o poder público dará início em abril, com as secretarias competentes a devida manutenção começando pelos problemas mais urgentes.

Quanto as calçadas, o poder público reconhece que o sistema de circulação de pedestres, constituído pelas calçadas, apresenta falhas e irregularidades há anos e que estão, na medida do possível, recuperados e corrigidos, como exemplo as construções novas que só são liberadas para o habite-se se estiverem de acordo com os padrões e modelos que são exigidos. Para as calçadas irregulares, como o centro da cidade, e onde estarão os corredores para o transporte coletivo do BRT, que apresentam alta demanda, receberão investimentos prioritariamente. Sobre o compartilhamento de bicicletas e pedestres no mesmo espaço, a Urbes reitera que é previsto no Código de Transito Brasileiro e só é utilizado em Sorocaba na ausência de outras soluções que impossibilitem a conectividade da rede cicloviária.

Prefeitura de Sorocaba