Buscar no Cruzeiro

Buscar

Chuvas

16 de Fevereiro de 2019 às 00:01

Após essas fortes chuvas que devastaram parte do Rio de Janeiro e que causaram inundações também em São Paulo, nós que residimos na zona ribeirinha do rio Sorocaba ficamos agoniados só em pensar que se uma situação como essa ocorrer em Sorocaba seremos novamente atingidos, pois não vemos nenhum movimento da Prefeitura na execução do desassoreamento de nosso rio. Como andam esses trabalhos, estão sendo realizados ou encontram-se parados? Não existem planos para novas bacias de contenção a partir do Parque das Águas?

LEONARDO GALLO ALMENARA

RESPOSTA: Caro leitor Leonardo Gallo Almenara, agradecemos a oportunidade que gera para expormos sobre o assunto. Sobre o desassoreamento, entre outras ações, desde agosto de 2017 o Saae-Sorocaba faz a retirada de bancos de areia que se acumularam no leito do rio Sorocaba, decorrentes do carreamento de materiais provenientes de das áreas a montante. Este trabalho iniciado na atual administração foi precedido de avaliações “in loco” pelos profissionais do Saae-Sorocaba, que identificaram nove pontos mais críticos ao longo do trecho urbano do rio.

Já foram executados os serviços em dois destes pontos, sendo o primeiro nas proximidades do Clube do Idoso (Ponte Pinheiros) e o segundo nas proximidades do bairro Vitória Régia, próximo à empresa Metso. Em setembro de 2018, os trabalhos foram iniciados em mais dois pontos, na avenida 15 de Agosto, próximo à Estação Elevatória de Esgotos (EEE12) e em seguida, na região do Parque das Águas, no final da avenida Arthur Bernardes. Estes trabalhos também já contribuem muito para a melhoria no escoamento da água do rio, principalmente em ocasiões de fortes chuvas.

Com relação ao desassoreamento completo do rio Sorocaba, a autarquia está em fase de contratação de uma empresa terceirizada para realizar o estudo de Topo-batimetria do rio, que é um estudo da calha, e levantamento dos pontos mais críticos de acúmulo de sedimento no leito. Este estudo será efetuado com recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), e posteriormente será possível determinar a forma e os volumes de sedimento a serem removidos.

PREFEITURA DE SOROCABA