Do Leitor
Uma situação insustentável que prejudica a sociedade
Sr. editor,
Enquanto a sociedade brasileira sofre com a alta criminalidade em quase todos os Estados, percebemos que temos dois problemas que saltam aos olhos da mesma sociedade que, com seus impostos, banca o sistema judiciário e o policial. São eles:
1. A Justiça não pode continuar mantendo em liberdade, até o julgamento, aqueles que estupram e matam. Isso tem motivado novos crimes. Isso também provoca obstrução ou, pelo menos, medo nas testemunhas, já que o acusado está livre para intimidá-las. Recentemente, em Goiás, um criminoso matou a ex-esposa. O juiz deixou o monstro em liberdade. Ele, então, foi à casa da mãe da vitima e atirou contra ela, que era uma das testemunhas de acusação.
2. A força policial em diversos Estados, senão em todos, tem déficit gigante em seus efetivos. Em São Paulo, beira 37 mil policiais na Civil, Militar e Rodoviária Estadual. Isso é incompatível com o momento de combate à criminalidade. As organizações criminosas não param de estender os seus braços contra a população. Por que os governadores não querem contratar policiais, médicos e professores, enquanto contratam empresas e assessores sem concurso para ocupar vagas com salários altíssimos na administração direta e indireta?
RAFAEL MOIA FILHO
Do Facebook
Preços nos supermercados da cidade variam até 237%
Percebo bastante isso em Sorocaba. Como os preços das coisas variam tanto de um lugar para o outro. Acho um absurdo!
FABIANA ALVES MARTINS
Numa economia de mercado, os preços variam mesmo, na dependência dos custos e lucros de cada estabelecimento.
Muitos não viveram na época, mas houve períodos de congelamento de preços determinado pelo então governo. Eram anunciados os mesmos valores dos produtos em todos os lugares, mas só se conseguia adquiri-los pagando o valor real exigido. Enquanto isso, nas prateleiras vazias apareciam os preços “oficiais”.
RUBENS PIRES