Do Leitor
Prefeitura de Sorocaba tem plano para a volta dos voos comerciais?
Sr. editor,
Um estudo mostra otimismo e viabilidade para a volta de voos da Azul em Araraquara (SP). Atualmente, o aeroporto daquela cidade recebe voos privados de empresários locais e de autoridades que visitam o local, além de atividades do Tiro de Guerra.
Por acaso a Prefeitura de Sorocaba tem algum estudo de viabilidade de rotas como Curitiba - Sorocaba - Belo Horizonte e vice-versa, Curitiba - Sorocaba - Brasília e vice-versa, Curitiba - Sorocaba - Rio de Janeiro e vice-versa, por exemplo?
SALVADOR STEFANELLI
Prefeitura responde
A Prefeitura de Sorocaba agradece o contato do leitor sr. Salvador Stefanelli e informa que tem interesse direto na expansão das atividades aeroportuárias do Aeroporto estadual de Sorocaba - Bertram Luiz Leupolz.
O Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), possui o papel de fomentador desse desenvolvimento, captando oportunidades, realizando a mediação junto aos principais interessados e auxiliando no trâmite burocrático para que a ação seja possível.
O governo do Estado de São Paulo está incentivando a ampliação de rotas aéreas no Estado, reduzindo a alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível das aeronaves. Sorocaba está sendo estudada para fazer parte de novas rotas que terão como destino Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Um grupo de atores que possuem interesse nessa exploração, como companhias aéreas e grandes agências de viagens, Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura de Sorocaba e a atual administradora do aeroporto de Sorocaba, a Rede Voa, têm realizado tratativas em conjunto para verificar a viabilidade do recebimento de voos comerciais das rotas apontadas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO (SECOM)