Do Leitor
Nova rodoviária, um incompreensível equívoco
Sr. editor,
Há alguns dias, o Cruzeiro do Sul publicou carta do leitor Augusto César Nicolosi Bosso --- absolutamente procedente --- apontando o incompreensível equívoco na definição do local da nova estação rodoviária junto a Arena de esportes e ao Hospital Regional. Quase em Araçoiaba da Serra --- apenas quatro quilômetros --- só vai facilitar partidas/chegadas pela SP 264, sentido Piedade/Pilar do Sul e pela SP 270, Raposo Tavares, direção Itapetininga. Por consequência, dificultará as saídas/vindas pela SP 97, sentido Porto Feliz/Tietê; SP 75 (Castelinho), direção Campinas/Piracicaba/São Paulo/litoral santista; e pela mesma Raposo, porém com direção Mairinque/São Roque, por óbvio, rotas com frequências infinitamente maiores.
Como parece ser decisão sacramentada, mesmo estando disponíveis o inoperante pátio ferroviário da antiga Fepasa e a enorme área (cortada por linha férrea) da desativada Metalúrgica Na. Sra. Aparecida, considerando que, qualquer deles, tornaria possível a integração com o tão sonhado e prometido trem rápido Sorocaba/São Paulo, fica ainda mais difícil compreender a escolha. Assim, parece só restar torcer para que, ao menos, se lembrem de projetar e executar acesso compatível e exclusivo para o futuro terminal, visto que o existente --- que mal atende as duas instalações citadas --- fica totalmente congestionado nos eventos que atraem grande público para a Arena. Ademais, já nos bastam os habituais engarrafamentos nas saturadas marginais da Raposo, aliás, obsoletas de origem, pois, construídas sem acostamento, sem faixas para aceleração/desaceleração, sem baias para pontos de ônibus, mais os vários pontos com estrangulamento para uma só faixa.
LUÍS CARLOS DE OLIVEIRA
Local da nova Rodoviária é adequado, diz Prefeitura
A Prefeitura de Sorocaba agradece o contato do leitor Sr. Luís Carlos de Oliveira e informa que a construção da nova Rodoviária é uma das principais demandas esperadas pela população, há décadas, e o objetivo da Administração Municipal é oferecer à população um serviço moderno, em linha com o que existe de mais avançado neste segmento, com mais conforto, comodidade, eficiência e toda segurança.
A gestão municipal avaliou e realizou pesquisas que apontaram que a área indicada para receber o empreendimento, na zona oeste da cidade, é a mais apropriada, levando em consideração que se trata de área pública, sem a necessidade de gastos com desapropriações; possui acessos viários urbanos e rodoviários adequados; assegura atendimento completo do transporte coletivo urbano e outros modais; a área possui histórico de baixo registro de acidentes de trânsito; inexistência de ocupação residencial nas proximidades; iluminação pública existente; previsão de construção de avenida complementar e de novo acesso pela rodovia, bem como de uma passarela de pedestres. A Secretaria de Mobilidade (Semob) já planeja, inclusive, a reestruturação de todas as linhas de transporte modais para atender a essa região da cidade e o novo empreendimento.
Aliás, o diálogo com a população é uma das marcas da atual administração. Tanto é que, antes da definição final do local da nova Rodoviária, a Urbes disponibilizou um botão de acesso em seu site, em que a população opinou quanto à construção do empreendimento. Ao todo, 1.018 participações foram contabilizadas, sendo que 37% concordaram com o local apresentado. Outra pesquisa, realizada por veículo de comunicação da cidade, apontou 52,59% de aprovação para o local da nova Rodoviária de Sorocaba.
O empreendimento, em uma área total de 38.240,70 metros quadrados, na avenida Dr. José Bella Netto, terá cinco pavimentos e área construída de 20.262,40 metros quadrados, com instalações similares ao conceito utilizado na edificação de aeroportos. O espaço incluirá centro comercial com praça de alimentação, terminal de ônibus urbano, rooftop (terraço), jardins e estacionamentos, entre outros espaços ao público e setores de serviço, além de área administrativa.
A infraestrutura da atual Rodoviária de Sorocaba é considerada obsoleta e desatualizada diante dos atuais padrões de mobilidade e integração dos sistemas de transportes. Outra questão justamente é a sua localização, na região central da cidade, situação que se mostra inadequada para as necessidades atuais de acessos, deslocamentos, estacionamento, entre outros fatores.
Mais uma vez, agradecemos ao Sr. Luís pelo contato. Pode sempre contar com esta Prefeitura, trabalhando diariamente em benefício da população.
PREFEITURA DE SOROCABA