Buscar no Cruzeiro

Buscar

Do Leitor

Sorocaba, cidade humana

30 de Novembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Sr. editor,
Sou cliente de uma padaria localizada na rua Moreira César, há mais de 25 anos -- desde quando alugava uma casa na rua da Penha até hoje, como proprietário do imóvel onde atendo meus clientes, na rua Sta Clara --, e sempre, durante todo este tempo, fui muito bem atendido. E melhoraram ainda mais, pois tem sido muito emocionante frequentar aquele estabelecimento. No balcão de salgados, um jovem -- Gustavo -- com, aproximadamente, 18 anos, portador da Síndrome de Down, me atende maravilhosamente. É muito estimulante vê-lo trabalhando, sem se deprimir, sem se esconder, se expondo e mostrando a todos que são atendidos por ele sua capacidade neurológica. Cena muito encantadora!
Logo em seguida, costumo pedir gelo para a minha bebida e aí, uma senhora, com 72 anos de idade, a dona Benta, me atende magnificamente, com um sorriso maravilhoso, com uma apresentação nota 1000 e com a mesma disposição de uma jovem. É uma ótima referência de futuro para todos nós!
E eis que a maior emoção ainda está por vir. Pagar a conta. Sim, ao quitar as despesas, quem me atende é uma jovem com, provavelmente, 25 anos de idade, cega. Sim, acreditem, caros amigos leitores, a caixa é cega. A competência daquela profissional, Jade, ao conferir o dinheiro é impressionante, a sensibilidade tátil é magnífica e a concentração, absoluta. Presenciar aquela cena é muito emocionante!
Arrepia mesmo presenciar tanto profissionalismo em três exemplos de trabalhadores que, enquanto tantos pais e mães tratam filhos(as) perfeitamente saudáveis e aptos ao trabalho, como se fossem debilitados, vivendo de aparências e escondendo-os dentro de casa -- reparo muito estas posturas na minha profissão, odontologia -- existem pais que estimulam os filhos a sair da zona de conforto, incentivam-os a buscar vida própria, a se exporem ao mercado e aprendendo, de fato, a lidar com as dificuldades da vida.
E aí, eis que uma empresa sorocabana propicia oportunidades a estes seres humanos portadores de necessidades especiais, mas que com uma vontade imensa de se sentirem úteis ao mundo e às atividades do mercado de trabalho, transformam-se em referências de profissionalismo.
Concluo, enfatizando que frequento aquele estabelecimento, logicamente, pela qualidade dos alimentos, mas, mais do que isso, pela fortíssima emoção de presenciar excelentes exemplos de seres humanos guerreiros, que não se acomodaram diante das dificuldades que a vida lhes impôs.
Muito sucesso para eles, seres humanos, e também a esta humana empresa. Parabéns Sorocaba!
DR. LUIZ LIMA