Do Leitor
Problema com a Vivo e a Truecaller
Senhor editor,
Na primeira semana de março/2023 recebi está mensagem: “Obrigado por ter contratado nosso serviço, Truecaller”.
Escrevi imediatamente para o tel. 455 que me enviou a mensagem, dizendo: “Não contratei serviço algum”. Recebi como retorno: “Não foi possível enviar sua mensagem.”
Daí chegou a conta de abril/23. Em vez de R$ 48 que sempre pago, veio R$ 62,99! R$14,99 pelo “serviço que eu contratei”, uma tremenda mentira.
Toda empresa honesta que põe seus anúncios na web pede para o cliente clicar numa tecla, aceitando o serviço/produto, e em seguida aparece a tecla “Confirmar”, para evitar que a pessoa -- inadvertidamente -- contrate um serviço ou adquira um produto. A Truecaller não apresenta essa tecla.
Liguei para o 1058 da Vivo. Foi um tempo enorme para falar com a atendente, que conversou educadamente, mas, também, falsamente. Disse: “Já anotei aqui no sistema a sua queixa. Em até 48 horas o senhor vai receber a fatura no seu e-mail, sem esse adicional”.
Só que não recebi nada!
Em seguida, fui à Vivo do Shopping Sorocaba. O gerente, Vítor, me disse, depois de acessar o notebook, que “esse caso tem que ser resolvido na loja oficial da Vivo do Shopping Iguatemi.
Fui nessa loja perto do final de abril/23. O funcionário informou que eu cancelei depois do prazo. Por isso, “não tem jeito; este mês o senhor tem que pagar”. No entanto, garantiu que “no mês que vem esse débito não vem mais”. E imprimiu a conta com os R$ 14,99 a mais.
Paguei a conta e, pasmem prezados leitores, a conta de maio/2023 veio novamente com a cobrança dos R$ 14,99 da Truecaller!
Vivo e Truecaller, já perdi muitas horas tentado me livrar desse débito ilícito -- um roubo, como vimos. Quanto tempo ainda terei que perder?
HERNANI TADEU DA SILVA LEITE
Vivo responde
A Vivo informa que realizou a correção da fatura. Em contato com o cliente, ele está ciente das tratativas realizadas. A Vivo tem como estratégia ter o cliente no centro de suas decisões, mesclando metodologias e promovendo a melhor experiência do cliente com ações “de fora para dentro da empresa”. Com um programa de digitalização envolvendo diversas áreas, a empresa tem como objetivo potencializar a experiência no ciclo de vida do cliente, adaptar às suas novas expectativas e antecipar suas necessidades a partir da criação de uma proposta de valor digital, da automatização de processos e da transformação de redes e sistema. Além disso, tem investido fortemente em canais eletrônicos e oferece aos clientes o app Vivo, um grande hub para que o cliente solicite demandas comerciais e de atendimento de forma simples e rápida. Em redes sociais, a Vivo mantém um bot no Messenger no Facebook, que permite que a Aura (sua inteligência artificial) atenda aos clientes. A companhia também conversa com seus consumidores por meio de seu site www.vivo.com.br, da central telefônica 10315 (fixa) e *8486 (móvel), das lojas físicas e do SMS.
Atenciosamente,
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA VIVO
O Cruzeiro do Sul não conseguiu contato com a empresa Truecaller.