Buscar no Cruzeiro

Buscar

Do Leitor

Cemitério abandonado

22 de Maio de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Sr. editor,
Estive no cemitério da Saudade no dia 14 de maio de 2023, Dia das Mães, e verifiquei que vários túmulos foram violados. Furtaram as placas de bronze com os nomes de nossos entes que ali estão, assim como roubaram imagens de santos e crucifixos. Além disso, túmulos foram quebrados. No meu caso específico, dois túmulos de familiares sofreram danos. Um deles foi violado e do outro roubaram placas com os nomes dos meus pais, de uma irmã e de outros parentes. Uma imagem do rosto de cristo também foi levado.
Será que a Prefeitura não pode disponibilizar segurança para o local? É uma vergonha e uma total falta de respeito com a população, inclusive com os falecidos que ali se encontram. O que o prefeito tem feito para resolver esse problema?
Será que notícias assim não trazem likes nas redes sociais e devem ser jogadas para debaixo do tapete?
Como dito anteriormente, é uma vergonha o que ocorre em Sorocaba: ruas esburacadas, falta de iluminação pública... Sorocaba está abandonada.
Sr. prefeito, que atitude será tomada? A Prefeitura irá pagar pelos consertos necessários nos túmulos, irá repor as placas e imagens roubadas? Esperamos uma solução imediata da Prefeitura e não apenas palavras jogadas ao vento para tentar iludir o cidadão sorocabano, pois estamos cansados de tanta enrolação e nenhuma solução.
GILBERTO PASQUAL POLLICE

Prefeitura responde
A Prefeitura de Sorocaba agradece o contato do leitor sr. Gilberto Pasqual Pollice e informa que, para combater e coibir esses delitos, estão sendo instaladas câmeras de videomonitoramento nos cemitérios e em outros diversos próprios públicos. Além disso, a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), tem intensificado as rondas, dentro e fora dos cemitérios, assim como nos demais próprios públicos, 24 horas por dia.
Paralelamente, a nova administração municipal segue implantando o Centro de Operações Integradas e Inteligentes (COII), sistema que unifica as informações coletadas por videomonitoramento nos diversos pontos, as quais são compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município, para que atuem de imediato e de forma conjunta.
Ainda, Sorocaba conta com a Operação Delegada. Por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, policiais militares e bombeiros, nos horários livres de escala de trabalho, atuam na cidade como agentes do serviço público municipal. Eles atuam, inclusive, em ações de proteção ao patrimônio público, incluindo os cemitérios, escolas, unidades de saúde e espaços culturais, entre outros.
Inclusive, a GCM deteve um casal integrante de grupo que furtava cemitérios da cidade, no último dia 8 de maio. O flagrante aconteceu no cemitério da Saudade. Denúncias nesse sentido podem ser feitas pelo telefone 153, da GCM, e todos os registros realizados pela Seção de Administração de Cemitérios são imediatamente comunicados à Polícia Civil, para que sejam devidamente investigados e todas as providências penais sejam tomadas.
O aperfeiçoamento da segurança pública, que tem como aliadas as novas tecnologias, é uma das prioridades da atual gestão municipal, que tem investido em políticas públicas para tornar o serviço cada vez mais eficiente nesse segmento e integrar as forças de segurança na cidade. A mais recente delas é a implantação de um totem de videomonitoramento na praça do Relógio, na região central, em parceria entre a Sesu e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O novo equipamento opera em fase de testes e está equipado com cinco câmeras e um intercomunicador para atendimento aos munícipes, em caso de emergência.
Mais uma vez, agradecemos ao sr. Gilberto Pasqual Pollice pelo contato. Pode sempre contar com esta Prefeitura, trabalhando diariamente em benefício da população.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba