Buscar no Cruzeiro

Buscar

Do Leitor

Cemitério da Saudade

28 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Com respeito à matéria publicada nesse jornal, ratifico as informações nela inseridas, de fato esse cemitério está completamente abandonado, túmulos vandalizados com furtos de objetos ali colocados, tais como placas identificando a família e etc. E profundamente lamentável o que lá ocorre. Os reparos quando são realizados pela municipalidade são mal feitos e é um desperdício de materiais. Não seria mais lógico, em vez da Guarda Municipal fazer rondas em seu perímetro (que evidentemente não tem funcionado), deixar a noite uma viatura dentro do cemitério? Sei que não é uma tarefa fácil, mas esse pessoal da Guarda Municipal tem demonstrado capacidade e tenacidade e poderia reduzir esses furtos.
JOÃO AMERICO GENEZI PELLINI

RESPOSTA: A Prefeitura informa que a Guarda Civil Municipal (GCM) tem intensificado as rondas, fora e dentro dos cemitérios, durante o dia, à noite e de madrugada. A administração deu início à criação do Centro de Operações Integradas (COI), sistema que unificará as informações coletadas por videomonitoramento, que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município. Sorocaba conta com a Operação Delegada, convênio com o governo estadual para a atuação de policiais militares e bombeiros, nos horários livres de escala de trabalho, como agentes do serviço público municipal. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, da GCM. Todos os registros realizados pela Seção de Administração de Cemitérios são comunicados à Policia Civil, para que sejam investigados.
A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), por sua vez, informa que os serviços de manutenção dos cemitérios públicos são realizados diariamente por equipes fixas nos locais, inclusive, os quatro cemitérios municipais, recebem, conforme cronograma, manutenção hoje mesmo, quinta-feira (26), incluindo roçagem, retirada de entulho, limpeza, reparos em geral, entre outros. Quanto à manutenção e conservação das sepulturas particulares, estas precisam ser realizadas pelos titulares ou herdeiros, aos quais a Serpo faz frequentemente chamamentos para tanto.

PREFEITURA DE SOROCABA