Buscar no Cruzeiro

Buscar

Do Leitor

Número de óbitos por região e pacientes em isolamento social

A cidade também conta com quatro UBSs "Sentinelas" que atendem exclusivamente pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19.

03 de Junho de 2021 às 01:25
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Desde março de 2020 que a pandemia de Covid-19 com o primeiro caso até a presente data somente foram contabilizados uma infinidade sem fim de casos alarmantes sendo impossível prever quando vai acabar a desgraça que devastou milhares de famílias em um verdadeiro genocídio.

Não bastasse o povo que morre de fome, tenho um colega que trabalha de coveiro no cemitério Santo Antônio e das cinquenta covas abertas em março de 2020 chega ao número expressivo 1.900 sorocabanos que partiram desta vida, até sepultados de madrugada em um verdadeiro filme de terror.

Quero que a Secretaria Municipal de Saúde torne público por região da cidade, zona sul, oeste, norte e leste o número de óbitos de cada região e os bairros, bem como aqueles que estão em isolamento social, outrossim não existe uma barreira sanitária na cidade vizinha Votorantim.

Ainda, causa espanto que autoridades não cumprem o distanciamento social, dando mal exemplo.
Luiz Claudio Aires

 

Resposta: A Secretaria da Saúde (SES) agradece o contato e os apontamentos do leitor Luiz Claudio Aires e aproveita a oportunidade para esclarecer sobre os trabalhos realizados no combate à pandemia.

Para o enfrentamento da Covid-19, a atual gestão da Prefeitura de Sorocaba ampliou em 191% o número de leitos Covid no município.

No dia 1º de janeiro, a cidade contava com 81 leitos e, hoje, possui 236. Além disso, a administração criou quatro Centros de Estabilização Covid, com o objetivo de ampliar a assistência à população.

A cidade também conta com quatro UBSs “Sentinelas” que atendem exclusivamente pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19.

Há, ainda, oito unidades de urgência e emergência que oferecem assistência integral a esses pacientes, inclusive com leitos Covid. Em todas essas unidades a testagem da Covid-19 é ofertada.

O município já aplicou 238.274 doses das vacinas contra a Covid-19, o que equivale à imunização de quase 165 mil pessoas, entre a primeira e a segunda doses.

Adicionalmente, o município mantém a realização de operações integradas para coibir os chamados “pancadões” e outros pontos de aglomerações na cidade.

A Secretaria da Saúde (SES) reforça que é preciso que as pessoas continuem seguindo todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19. A conscientização sobre essas medidas também é fundamental no combate à doença.

Sobre a sugestão de tornar público os dados epidemiológicos da Covid-19 por bairro, o tema será enviado para avaliação da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde.

Mais uma vez, agradecemos pelo contato e nos colocamos sempre à disposição.