Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vamos descansar um pouco!

13 de Janeiro de 2020 às 11:50

Dom Julio Endi Akamine

 

Durante estas férias, encontrei-me com um antigo colega de seminário. Ele me ensinou algo precioso sobre o descanso em Deus e que partilho com os leitores.

Antes do avião decolar, os comissários de bordo sempre dão várias instruções para eventuais emergências que podem ocorrer. Só prestei atenção a essas instruções em minha primeira viagem. Uma delas me chamou muita a atenção: quando há despressurização da cabine, máscaras caem automaticamente diante de cada passageiro. Cada um deve primeiro colocar a máscara em si, e só depois ajudar outros, comumente idosos e crianças, a colocar a máscara. Parece egoísmo colocar a máscara e só depois ajudar outros que não são capazes de fazê-lo por si só. Na verdade, não é egoísmo e sim autêntico altruísmo: só podemos ajudar outros de verdade se estivermos conscientes.

[irp posts="205229" ]

O descanso em Deus é um ato de humildade. Eu não sou o salvador, mas posso colaborar na salvação dos outros. Só vou colaborar na salvação dos outros, porém, se eu tiver a lucidez humilde de reconhecer que eu como os outros ou mais do que outros preciso do Salvador. Só poderei realmente auxiliar os outros se reconhecer que dependo absolutamente do respiro do Espírito. É insensatez e arrogância, achar que não preciso do hálito de Deus e que só os outros precisem dele.

Jesus ensinou os seus apóstolos a descansar em Deus. Em Mc 6,30-34, lemos o episódio em que os Doze Apóstolos retornam da missão dada por Jesus. Eles tinham sido enviados para pregar a conversão, expulsar os demônios e curar os doentes. Voltando da missão, eles prestam contas de tudo o que tinham feito e ensinado. Podemos imaginar a alegria dos apóstolos em poder apresentar a Jesus um belo relatório de tudo o que fizeram, a excitação deles ao mostrarem como a colaboração deles era importante para a missão evangelizadora. Podemos até mesmo imaginar que eles já se sentissem “colaboradores indispensáveis” para Jesus.

Nesse sentido, é significativa a reação de Jesus ante o belo relatório que os apóstolos lhe entregam: em vez de mandar os Doze “baixarem a bola”, convida-os a se retirarem junto com Ele a um lugar deserto para descansar um pouco! De fato, o evangelista observa que eram tantos que os procuravam que não tinham sequer tempo para comer.

[irp posts="185272" ]

O convite que Jesus faz ao descanso tem uma finalidade pedagógica. O descanso com Jesus não é meramente funcional. Trata-se de um afastamento do trabalho “ir a um lugar deserto” para pôr em prática o comportamento indicado nas parábolas do Reino, de modo especial da parábola da semente que cresce sozinha e segundo o seu ritmo. Descansar nesse sentido, significa assumir o comportamento da confiança na ação de Deus, da humildade de quem não se considera “indispensável”, da paciência de quem sabe que os frutos dependem de Deus e não do nosso ativismo.

Temos grande necessidade de escutar e de aceitar o convite de Jesus: “Vinde, vós sozinhos, para um lugar deserto e descansai um pouco”.

 

Dom Julio Endi Akamine é arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Sorocaba.