Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um desafio do aqui e agora

05 de Julho de 2018 às 15:56

Geraldo Bonadio

Na medida em que avançam os conhecimentos e as pesquisas sobre as pessoas, famílias e sociedades, vamos nos dando conta de que nenhum povo, qualquer que seja o ponto geográfico ou o momento histórico em que tenha vivido, subsistiu ou subsisti sem definir e preservar alguma ordem social ou adotar uma forma de governo.

Também vamos nos dando conta de que o exercício do poder por uma pessoa, classe, casta ou partido político envolve, sempre, a possibilidade de abuso da autoridade, mal-uso dos recursos públicos e prática de transgressões que afetam os interesses dos governados.

-- "Por isso mesmo, não voto mais em ninguém" -- conclui você e, desse modo, torna-se um Pilatos de nosso tempo, lavando as mãos para não escolher entre Cristo e Barrabás. Com isso, indiretamente, mas de modo muito efetivo, respalda os abusos do governo de sua cidade, estado ou país.

A pessoa honesta e consciente que não vota nem fiscaliza a atuação dos líderes políticos de sua circunscrição contribui para que seus filhos, parentes, amigos e, também, adversários tenham o pior governo possível -- coisa que ninguém merece.

Quando você deixa de votar, troca seu voto por algum favor ou escolhe qualquer nome, sem avalia-lo segundo padrões de eficiência, competência e moralidade, fecha os ouvidos aos apelos de Deus. Através dos acontecimentos, ele fala ao seu coração e o convida a contribuir para ajustar a política de seu país às diretrizes da Palavra.

Ao envolver-se no processo de deliberação coletiva você corre o risco de errar. Ao omitir-se, você erra de saída e se mostra surdo à convocação do Pai para que participe, no limite de suas possibilidades, do plano dele para melhorar o mundo e dar mais chance à vida.

É uma escolha difícil. Só que não é apenas sua nem deste tempo e local. E o Eterno não exige que você acerte, pois, muitos fatores interferem no processo. Ele cobra, apenas que não fuja ao desafio.

"Seus líderes são como lobos que despedaçam as vítimas. Destroem a vida das pessoas por dinheiro!"

Ezequiel 22:27

Nova Versão Transformadora

Geraldo Bonadio é jornalista. [email protected]