Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um ano de emoções, desafios e trabalho intenso

25 de Dezembro de 2019 às 00:01

Flavio Amary

Emoções, desafios e muito trabalho. Se 2019 pudesse ser resumido em apenas três palavras, talvez essas fossem as mais apropriadas para resumir minha atuação neste ano, desde que aceitei o convite do governador João Doria para assumir a Secretaria de Estado da Habitação.

A primeira delas, a emoção é fruto do que pude vivenciar no contato direto com a população de nosso Estado de São Paulo e que me mobilizou com muita intensidade. A realidade dessas famílias, muitas das quais vivem ainda em dificílimas condições sociais e sem acesso à moradia, vale qualquer sacrifício.

Neste período de intenso trabalho e 30 mil quilômetros percorridos, pudemos compartilhar com milhares delas a alegria da conquista da casa própria, nos sorteios e nas entregas das chaves. Foram 12.715 unidades habitacionais entregues e 60 mil pessoas beneficiadas por meio da CDHU e da Casa Paulista, braços operacionais da Secretaria da Habitação.

Também pudemos realizar o sonho de quem há anos esperava pelo título de propriedade dos imóveis. Por meio do Programa Cidade Legal, foram regularizados 18.978 domicílios e emitidas ordens de serviços para avançar nos trabalhos de regularização em 350 municípios.

Nas andanças por nosso Estado, fiz questão de conhecer de perto algumas histórias de vida que me aproximaram ainda mais da realidade habitacional da população. Visitei pessoalmente a casa de muitas famílias, sentei-me com elas e conversei olhando nos olhos e sentindo com o coração. A cada visita, renovei a força e a coragem para buscar soluções para reduzir a falta de moradias.

Com um time engajado de profissionais experientes, trabalhamos incansavelmente para buscar ideias inovadoras que impulsionassem e ampliassem a oferta de moradias.

Assim nasceu o programa Nossa Casa, lançado pelo governador no dia 25 de setembro com a meta de construir, com a força da iniciativa privada e a parceria das prefeituras, 60 mil moradias até 2022 em três modalidades: CDHU, Preço Social e Apoio.

O programa já está em operação, com o credenciamento das empresas para a construção das primeiras 7.278 unidades e as inscrições para os sorteios, na modalidade CDHU. Já na modalidade Preço Social, 106 prefeituras e 6.500 famílias registraram interesse pelo site oficial do programa.

Lançamos, ainda, o Vida Longa, programa habitacional que prevê a construção de 50 empreendimentos especialmente projetados para atender às necessidades habitacionais de idosos que vivem sozinhos, em situação de vulnerabilidade social e o convênio com os seis primeiros municípios já foi assinado.

Demos continuidade às obras da PPP do Centro, projeto iniciado pelo então secretário da Habitação e hoje vice-governador Rodrigo Garcia. Já foram entregues 1.227 unidades, dos quais 96 apartamentos do Residencial Gusmões inaugurados neste ano. Outros 498 estão em obras, sendo que 288 serão entregues no início de 2020.

Com muita satisfação, e grande senso de compromisso, assumi neste ano a presidência do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Habitação e Desenvolvimento Urbano, com o objetivo de assegurar a participação dos estados na elaboração das políticas habitacionais.

Outro importante desafio assumido foi a presidência do Instituto Teotônio Vilela de São Paulo (ITV-SP), com a missão de contribuir para a formação de líderes, de envolver cada vez mais a juventude e as mulheres, atrair e preparar as novas gerações para a vida pública.

Não poderia deixar de mencionar outro importante momento de 2019, a Comenda Referencial de Ética e Cidadania, homenagem que recebi na Câmara Municipal da minha querida Sorocaba.

O ciclo de 2019 está próximo de se encerrar e, com ele, a convicção de que trabalhamos com afinco e amor, mas também com a clara noção de que nossos desafios estão apenas começando.

Que possamos renovar a esperança, a fé e a coragem para enfrentar a árdua, mas gratificante, missão de gestor público. Que em 2020 alcancemos ainda melhores resultados nessa missão de usar nossas vidas para transformar as vidas de outras pessoas. Às famílias e todos os brasileiros que vivem em São Paulo, um Feliz Natal e Ano Novo.

Flavio Amary é secretário de Estado da Habitação do Governo de São Paulo.