Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trabalho e otimismo

07 de Janeiro de 2020 às 22:17

Flavio Amary

Sempre acreditei que otimismo e trabalho devem caminhar juntos. Otimismo sem dedicação e empenho não gera resultado, assim como trabalhar sem acreditar que dias melhores virão é extremamente desmotivador.

O povo paulista começa 2020 com a perspectiva de um cenário mais favorável do que no ano passado. A aprovação da reforma da Previdência já deu novo fôlego à economia brasileira e tudo leva a crer que ano será melhor que o anterior.

No âmbito estadual, a recuperação da construção civil é um dos pontos mais destacados do desempenho da economia. Juntamente com o setor de serviços, o setor alavancou o PIB paulista e as projeções indicam aumento mínimo de 2%, o dobro da previsão para o país.

A melhora do cenário na construção civil tem impacto em outros campos da atividade econômica: famílias recuperam sua capacidade de consumo, o comércio experimenta crescimento nas vendas e a produção industrial cresce. Trata-se, portanto, de um ciclo virtuoso que precisa de investimento.

A produção de moradias para todos os segmentos da sociedade é a maior empregadora de mão de obra. O trabalho que desenvolvemos neste ano na habitação de interesse social para enfrentar o grande déficit habitacional que se acumulou ao longo do tempo, também teve como reflexo a geração de empregos.

Neste ano que se encerrou, além de intensificarmos a produção de moradias por meio da CDHU, da Casa Paulista e da Parceria Público-Privada do Centro da capital, o governador João Doria lançou o Nossa Casa, que deverá ganhar grande impulso em 2020.

O Nossa Casa, concebido para unir a iniciativa privada, o Estado e os municípios, vai intensificar a produção de moradias em todo o Estado de São Paulo. Com esse programa, o governo vai entregar 60 mil unidades habitacionais até o final de 2022 e para isso destinou R$1 bilhão em recursos.

Nos últimos dias de 2019, o Nossa Casa na modalidade CDHU abriu inscrições eletrônicas para moradores de alguns municípios paulistas que integrarão essa primeira fase do programa. Também no início deste ano avançaremos pelo Estado com outra modalidade do programa, o Nossa Casa - Preço Social.

Outra importante expectativa para o início de 2020 é a votação na Assembleia Legislativa de São Paulo da proposta de emenda à Constituição PEC 17/2019, que propõe a alteração do artigo 180 da Constituição Estadual e que trata da não proibição do uso de áreas institucionais para a construção de habitação de interesse social. O projeto já passou pelas comissões pertinentes na Casa Legislativa e está pronto para ser votada em plenário.

De um lado, o otimismo com o início de um novo ano. De outro, a consciência de que, governo e sociedade, não podem perder o foco na agenda de reformas, administrativa e tributária, que o Brasil precisa fazer para o crescimento sustentável do país.

Flavio Amary é secretário de Estado da Habitação do governo de São Paulo