Buscar no Cruzeiro

Buscar

Seja compreensivo e encorajador

09 de Setembro de 2018 às 08:52

Jornalista Geraldo Bonadio. Crédito da foto: Arquivo JCS/ Emídio Marques

O bom jogador disputa o controle da bola sempre que tal domínio possa determinar o resultado da partida. O craque, além disso, pressente onde ela estará no momento seguinte, se desloca e, recebendo-a, apoia a jogada de que nascerá o gol e, em sendo o caso, o assinala.

Deus concedeu a você essa capacidade de antecipação? Louve-o pela graça muito especial com que o aquinhoou, sem cobrar do outro, a quem foi dado o empenho de batalhar árdua e responsavelmente para construir a jogada, algo que pode estar além do potencial dele, no presente instante.

Acordar de madrugada tem, por recompensa, testemunhar a marcha do amanhecer. Aquele que visualiza o avanço do sol sabe que não é de repente, e sim pouco a pouco, que ele afirma seu domínio sobre o firmamento e envolve a terra em fachos de luz.

Também as pessoas amanhecem pouco a pouco.

Alegre-se com o avanço da luminosidade na vida dos que o rodeiam. Cumprimente, com afeto e generosidade, o atleta que se empenha em controlar a bola no ponto em que o lance se desenvolve. Seu entusiasmo face ao atual rendimento dele ajuda a que desabroche e cresça o sentido antecipatório e a habilidade de protagonizar momentos decisivos. Inversamente, a crítica precoce atrofia tal possibilidade quando não a mata no ninho.

Tenha olhos para ver, mãos para favorecer e atitudes para encorajar o avanço do talento nos que o cercam. Mantenha em cabresto curto a soberba que amesquinha o outro e a inveja que bloqueia as trilhas do crescimento alheio.

Sua grandeza, diferente daquela da Branca de Neve, independe de viver cercado de anões emocionais e intelectuais e só a generosidade o levará a alcançar a altura que o Pai anseia por vê-lo atingir.

“(...) a sabedoria do alto é primeiro pura, depois, pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade nem fingimento.”

Carta de Tiago 3:17 Bíblia Vozes

Geraldo Bonadio é jornalista. [email protected]