Buscar no Cruzeiro

Buscar

Programas sociais na gestão do Saae-Sorocaba garantem saneamento aos mais pobres

17 de Fevereiro de 2019 às 00:01

Ronald Pereira da Silva

As contas de água e esgoto até três vezes mais baratas às famílias carentes, a distribuição gratuita de kits com caixas d’água aos menos privilegiados financeiramente e até mesmo a possibilidade de se cadastrar para mensalmente fazer doações automáticas à Santa Casa de Misericórdia, que mantém o hospital conveniado com a Prefeitura e presta atendimento exclusivamente pelo SUS em Sorocaba são alguns programas mantidos pela atual gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae-Sorocaba), que concedem benefícios aos mais pobres ou permitem que as pessoas de bom coração contribuam com o hospital que salva vidas.

O Saae-Sorocaba tem o dever de garantir saneamento, entregar água com qualidade aos cidadãos e tratar o esgoto gerado pela população. Essas já são tarefas complexas e as garantimos com eficácia, conquistando destaque entre as melhores cidades brasileiras. A nossa tarifa para a população é uma das mais baratas em todo Estado e ainda ofertamos os programas socias, pois entendemos que uma das funções do Poder Público é promover o bem-estar, além do progresso da sociedade. O nosso foco nesta administração do Saae-Sorocaba é a política de resultados, conforme experiência que adquiri atuando na liderança de competitivas empresas privadas, inclusive em petrolíferas.

Foi de iniciativa do prefeito José Crespo, inclusive com previsão em seu plano de governo, garantir o fornecimento de caixas d’água aos mais pobres. E nós, no Saae-Sorocaba, encontramos como fazer isso gratuitamente, sem cobrança extra para repassar os custos às pessoas que realmente precisam. Também foi o atual prefeito quem criou a possibilidade do Saae-Sorocaba emitir aos consumidores que nos solicitam, as contas acrescidas dos valores das doações que escolhem fazer para o hospital.

O Saae-Sorocaba atua para difundir o acesso a todos esses programas. Quando assumi a autarquia, em janeiro de 2017, eram 250 inscritos no programa Tarifa Social. Hoje são quase seis vezes mais, no mês passado 1.461 famílias estavam usufruindo dessa tarifa. Esse programa garante descontos, independente da faixa de consumo. Quem gasta até dez metros cúbicos no mês, o que corresponde a 20 caixas de 500 litros, pela Tarifa Social, paga R$ 9,84, enquanto o valor convencional é de R$ 32,82. Neste caso são 70% de desconto: cobramos menos de um terço do valor habitual. Continuamos trabalhando para elevar ainda mais o número de beneficiados pela Tarifa Social.

A possibilidade de aprimorar programas sociais na gestão pública foi um dos estímulos que encontrei ao assumir a direção-geral do Saae-Sorocaba, pois atendemos toda a população, do mais humilde ao mais abastado sorocabano. E para os que necessitam, nós incentivamos a adesão, inclusive com reuniões pessoalmente, a exemplo do que fizemos com os síndicos do Residencial Carandá e do Altos de Ipanema, além da distribuição de panfletos com as contas de água, da divulgação com cartazes em locais frequentados pelo público alvo e buscando o apoio dos veículos de imprensa.

Não podemos admitir falta de acesso à água tratada ou da destinação inadequada do esgoto às famílias que já enfrentam a triste situação de pobreza. Os descontos de até 70% nos valores das contas de água e esgoto, assim como a distribuição de kits com caixas d’água, para garantir o produto nas torneiras das residências por ocasião das eventuais manutenções da rede, são custos com retorno garantido ao Poder Público. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, para cada dólar investido em saneamento, há o retorno quase seis vezes maior, considerando os menores custos com saúde, aumento da produtividade e menos de mortes prematuras.

Para garantir ainda mais saneamento investimos na ampliação de nossas estações, tanto as de tratamento de água como as de tratamento de esgoto. A partir do próximo ano os sorocabanos vão beber água retirada do rio Sorocaba, com o início do funcionamento da Estação de Tratamento de Água Vitória Régia.

Ronald Pereira da Silva é diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae-Sorocaba)