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Programa de Iniciação à Docência beneficia estudantes

27 de Dezembro de 2018 às 00:01

Trata-se de um programa de formação de professores do Ministério da Educação (MEC), junto às instituições de ensino superior parceiras, com o objetivo de propiciar aos universitários uma vivência no contexto real das escolas públicas de educação básica. Estes são acompanhados por um professor da escola e por um docente da instituição de ensino superior. A Universidade de Sorocaba (Uniso) foi selecionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes, nos cursos de Licenciatura de Arte, História e Pedagogia. Como minha referência é o curso de licenciatura plena em Pedagogia, deixo aqui minha vivência.

O início do funcionamento do Programa deu-se com o interesse da Uniso em participar e ter seu projeto selecionado. A proposta do subprojeto de Pedagogia constitui-se de um núcleo de iniciação, voltado ao município de Sorocaba, com a inclusão da parceria de três escolas públicas e 25 alunos bolsistas que foram escolhidos por meio de prévia inscrição e seleção obtida através de entrevistas e análise de currículo. As escolas públicas de educação básica também fizeram suas inscrições e foram validadas pelas redes de ensino.

Com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Projeto inicial dá ênfase à alfabetização e letramento. As ações do subprojeto junto às escolas parceiras visam um trabalho que busca o desenvolvimento e aprendizagem da criança através de atividades com jogos, resolução de problemas, brincadeiras tradicionais, parlendas, poemas, cantigas populares e contos de fadas. Vale ressaltar que a proposta não é de reforço escolar, apesar de atender muitos alunos com dificuldades de aprendizagem, mas de oferecer oportunidade de as crianças aprenderem e se desenvolverem através dessas atividades.

Nas escolas parceiras, os professores supervisores orientam e acompanham diretamente as ações dos licenciandos, fornecendo-lhes os meios necessários à aplicação de atividades previamente planejadas e elaboradas; proceder à conferência dos relatórios e descrição de atividades realizadas no período com registros escritos e fotográficos das ações implementadas no subprojeto. “A função do supervisor deve ser compreendida como um processo em que um professor, em princípio mais experiente e mais informado, orienta um outro professor ou candidato a professor no seu desenvolvimento humano e profissional” (Alarcão, 2001).

As ações estão ocorrendo na seguinte dinâmica: diagnóstico do perfil cognitivo e socioeconômico do aluno da escola parceira e, particularmente, dos alunos envolvidos com o subprojeto; conhecimento do modelo de gestão da escola e sua organização administrativa e pedagógica; revisão bibliográfica sobre o processo de ensino-aprendizagem de alfabetização e sobre os conteúdos programáticos dessas competências; análise e discussões sobre casos didático-pedagógicos apresentados na literatura e seu cotejamento com a prática e a experiência dos professores envolvidos com a alfabetização na escola parceira; estudo de casos. A partir das problemáticas e dificuldades detectadas nos diagnósticos, as ações de intervenção são planejadas, desenvolvidas, testadas e aplicadas, avaliando-se os resultados, estratégias didático-pedagógicas e instrumentos educacionais.

Se teu filho, ou tua filha, disser que está tendo aula com os professores do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), agora você já sabe do que se trata, incentive-o(a) em suas atividades.

Catarina Hand é mestra em Educação Escolar e professora da Uniso -- ([email protected])