Buscar no Cruzeiro

Buscar

Papai Noel de máscara

18 de Dezembro de 2020 às 00:01

Papai Noel de máscara Crédito da foto: Arte / Terra.mmxx

João Alvarenga

Por favor, avisem as crianças que, neste ano, o Papai Noel virá de máscara! Não se trata de um adorno às suas vestimentas, mas uma medida preventiva, já que o bom velhinho também pertence ao grupo de risco. Quero crer que isso não ofuscará o encanto do espírito natalino; afinal, as máscaras cirúrgicas, mesmo a contragosto, já fazem parte da nossa paisagem e dão evidências que ficarão por um tempo entre nós.

Sim! O sorocabano se rendeu ao uso das tais máscaras bem antes do Papai Noel anunciara novidade, pois, desde março, quando a OMS confirmou a pandemia, elas perambulam pela cidade. No começo, houve muita resistência e mil desculpas para não usá-la. Mas, assim que a ciência comprou sua eficácia, criativamente, cada sorocabano escolheu o modelo ideal. Basta dar um giro, pelas ruas, para flagrar um verdadeiro desfile de máscaras.

No início, eram discretas, na cor branco-hospital. Agora, saíram do armário! Temos máscaras de variadas estampas e tecidos. Há modelos para todos os bolsos, desde as mais simplesinhas, que custam R$ 5,00, até as sofisticadas que chegam a R$ 25,00. As cores vão do sóbrio azul às chamativas: vermelho, amarelo e rosa. Na passarela da vida, cabem todos os estilos, inclusive, não faltam as do time de coração ou alguma mensagem de fé. Temos até as sensuais, com estampas de oncinha. Até as empresas pegaram carona na onda, com máscaras que trazem marcas ou produtos.

Sobre o espírito natalino, que falei, no primeiro parágrafo, as fotos dos antigos natais, publicadas, há dias, na coluna “Presença”, evidenciam que o sorocabano se deixa contagiar por esse momento mágico. Talvez, neste ano, os enfeites sejam mais tímidos, mas ninguém se esquecerá do aniversariante.

Para concluir, um recado aos adultos: o presente que tanto esperamos, a milagrosa vacina, chegará com um pouquinho de atraso... Quem sabe lá por janeiro ou fevereiro do novo ano que já nos acena com ares de esperança. Assim, aguardamos, ansiosamente, que a Anvisa avise: tem imunizante pra todo mundo! Por enquanto, vamos de máscara ao encontro do amanhã!

João Alvarenga é professor de Redação e cronista.