Buscar no Cruzeiro

Buscar

Os dez maiores riscos para a saúde

17 de Outubro de 2018 às 10:23

A Organização Mundial da Saúde organiza a lista dos dez maiores riscos para a saúde da população. Estes riscos juntos são responsáveis por 40% das 56 milhões de mortes que ocorrem anualmente. O controle desses fatores de risco pode aumentar a vida útil das pessoas, como na África, que pode ganhar mais 16 anos de expectativa de vida, ou mesmo nos países ricos, que pode aumentar mais cinco anos.

Confira a seguir os dez itens mencionados:

1 - A pressão alta é responsável por 7,1 milhões de mortes por ano ou 13% da mortalidade global, através das complicações cardiovasculares (infarto, derrames, tromboses, etc);

2 - O tabagismo provocou nove milhões de mortes em 2000, com significativo aumento em relação a 1999, quando matou 3,9 milhões de pessoas, por meio de câncer de pulmão, bronquites, doença pulmonar obstrutiva crônica, enfisemas, etc. A OMS prevê 8,4 milhões de mortes até 2020, caso não sejam adotadas medidas radicais pelos governantes. Embora o número de fumantes tenha diminuído nos últimos anos, o ingresso de adolescentes no clube dos tabagistas continua alto;

3 - O colesterol está associado diretamente a 7,9 milhões da mortalidade global ou 4,4 milhões de mortes/ano, através da aterosclerose e suas consequências, como angina, infarto, derrames, tromboses, etc. A taxa ideal de colesterol total para os adultos é abaixo de 200mg/dL, devendo ser mantido o mau colesterol (LDL) inferior a 130mg/dL;

4 - A subalimentação é a maior causa de mortalidade infantil nos países pobres e responsável por milhões de óbitos, sendo 1,8 milhões somente na África;

5 - O sexo sem proteção respondeu por 2,9 milhões de mortes somente em 2000, sobretudo por causa da aids, que é a quarta maior causa de mortes no mundo. Aliás, existem 40 milhões de portadores do vírus, sendo 29 milhões somente na África.

6 - As bebidas alcoólicas afetam principalmente a Europa e a América, matando 1,8 milhões de indivíduos por ano, por meio da cirrose hepática, decadência física e psíquica. Entre os alcoólatras é grande a taxa de suicídio, em virtude da psicose alcoólica.

7 - A má qualidade da água provoca 1,7 milhões de mortes por ano, em decorrência das infecções intestinais, desidratação e diarreia crônica, pois a água é elemento vital para a manutenção da vida, visto que o organismo é composto de 70% de líquido;

8 - A fumaça de combustíveis sólidos acarreta 35,7% das infecções respiratórias, 22% das doenças pulmonares crônicas e 1,5% dos tumores de pulmão e traqueia.

9 - A carência de ferro é responsável pela morte de 800 mil pessoas/ano, sendo que dois bilhões de pessoas sofrem de anemia ferropriva, principalmente nos países do terceiro mundo, em decorrência de parasitoses intestinais, como os ancilostomídeos. Também por falta de ingestão de alimentos que contêm ferro, como legumes, verduras e proteínas animais.

10 - E, finalmente, a obesidade, que mata mais de meio milhão de pessoas/ano, somente na América do Norte e Europa Ocidental, onde se situam os países mais ricos do planeta. A obesidade mata através de suas consequências, como diabetes, pressão alta, aumento de colesterol, etc.

O conjunto destes dez fatores reduz a expectativa de vida e aumenta uma infinidade de enfermidades e suas complicações. A redução destes índices constitui um dos projetos mais importantes da OMS.

Artigo extraído do livro Doenças - Conhecer para prevenir (Ottoni Editora), de autoria do médico Mário Cândido de Oliveira Gomes, falecido aos 77 anos, no dia 6 de junho de 2013.