Orgulho para todos nós
Sérgio Antonio Reze
Ao longo da minha vida tenho sido chamado para falar sobre o que é sucesso, em razão da minha trajetória profissional (desde que assumi a empresa fundada pelo meu pai, a concessionária de veículos que leva o nome dele), e também pelo trabalho em entidades como Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Assobrav (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, conhecido por Conselhão do governo federal, Instituto Atlântico, Instituto Defenda Sorocaba e agora na Associação Comercial de Sorocaba.
O que tenho dito ao longo desses anos, fico muito feliz em perceber isso na efeméride pela passagem da criação da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), é que o sucesso é o fruto da doação do seu trabalho a quem mais precisa. É a filantropia. É a atividade silenciosa que muda a vida dos mais necessitados.
E tudo isso é o que vem sendo praticado pela FUA, desde que foi criada em 31 de julho de 1964, com o aval de 21 membros* da Loja Maçônica Perseverança III, se tornando importante organismo de nossa cidade, dando assistência ao Lar Escola Monteiro Lobato de Sorocaba, Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Vila dos Velhinhos e Associação Protetora dos Insanos, sem contar suas ações efetivas à frente do Colégio Politécnico de Sorocaba e a comunicação, através do Jornal Cruzeiro do Sul nas mídias impressa e digital.
Fiquei orgulhoso com a abordagem dada na transmissão ao vivo pelo Facebook do Jornal Cruzeiro do Sul, depois reproduzida no jornal impresso, com Laelso Rodrigues, atual presidente da Loja Maçônica Perseverança III e o mais menino dos 21 instituidores de 1964, o único vivo nos dias de hoje com 88 anos de idade. Não se tratou de enaltecer a sua pessoa, pois ele nunca precisou e nem precisa ser enaltecido em nada, mas de dar transparência a um trabalho de formiguinha que tantos frutos estão resultando à sociedade sorocabana ao longo das últimas décadas.
Esse trabalho começou há 151 anos na Loja Maçônica Perseverança III na luta pela Proclamação da República, na liderança do Movimento Abolicionista e na criação da primeira escola noturna de Sorocaba (me lembro daquela que havia na Rua Barão do Rio Branco, no centro da cidade).
Sorocaba tem o orgulho de ser uma das poucas cidades do Brasil ainda a ter um jornal impresso de qualidade, trazendo diariamente informações de qualidade, o que é um bem precioso em meio à avalanche de fake news que assola o mundo, em particular o Brasil.
Eu tenho orgulho de que a minha cidade, aquela que acolheu meu pai que um dia teve de emigrar do Líbano, tenha entre as lideranças uma pessoa como Laelso Rodrigues. Coube a ele, nos anos 60, junto do então prefeito Armando Pannunzio, planejar e colocar em prática a Zona Industrial de nossa cidade, criando uma política pública de incentivos e atrativos para indústrias, que hoje são o eixo da nossa economia. Uma pessoa de visão, cuja habilidade o torna tão especial entre todos os sorocabanos, os aqui nascidos e os que aqui escolheram para investir e criar sua família.
Tive a oportunidade de ser chamado por homens importantes de nosso país para contribuir na construção de nossa nação, fiz reuniões e mais reuniões com presidentes da República, com primeiras-damas, com governadores, prefeitos e ministros. E posso dizer, o sucesso passa pelo voluntariado, pela filantropia, pela doação do tempo para a construção de uma sociedade mais justa, em especial para os que mais precisam. E nos dias de hoje, Laelso Rodrigues é o melhor símbolo disso tudo.
Conhecendo o semeador que ele é, sei que os frutos plantados por Laelso garantirão a continuidade dessa ideia de trabalho focado na educação dos mais necessitados, pensando numa sociedade mais justa, capaz de crescer sem penduricalhos do dinheiro público. Seu exemplo Laelso, é um orgulho para todos nós.
*1 Adail Odin de Arruda; 2 Adonias Nobrega de Almeida; 3 Antonio Antunes de Almeida; 4 Antonio Novais; 5 Benedito de Freitas Dias; 6 Domingos Puglia Neto; 7 Francisco Sócrates de Oliveira Camargo; 8 Hélio da Silva Freitas; 9 Irineu Camargo Almeida; 10 José Aleixo Irmão; 11 Juarez Antonio Dal Pian; 12 Juvenal Wey; 13 Laelso Rodrigues; 14 Levy Godoy; 15 Luiz Garcia Duarte; 16 - Martim Affonso; 17 Milton Rodrigues; 18 - Nelson Guilherme Guimarães Glória; 19 Olival Wey Pires do Amaral; 20 - Paulo Breda Filho; 21 Paulo Pence Pereira.
Sérgio Antonio Reze é presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso).