Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo ciclo

02 de Janeiro de 2019 às 09:11

O calendário gregoriano nos dá a oportunidade de renovar nossas esperanças a cada 365 dias, um novo tempo se abre onde criamos expectativas, fazemos planejamentos e assumimos novos compromissos. Mesmo que seja, muitas vezes, pessoal, o conjunto destas ações traz novos ânimos para a sociedade como um todo.

E a cada dois anos temos a posse de novos governantes, que após eleitos pela maioria da população, também iniciam os novos projetos e, em alguns casos, também trazem novos rumos para nossa sociedade.

E assim iniciamos hoje, primeiro dia útil de 2019, mais um destes ciclos. Os indicadores divulgados pela Fundação Getúlio Vargas de confiança têm mostrado sinais positivos a cada nova pesquisa e em todas as áreas mensuradas: indústria, comércio, consumidor, enfim a população acredita que este ano, que se inicia, será melhor do que o que se findou.

Com a legitimidade das urnas temos um cenário propício para a continuidade das reformas e, principalmente, de uma nova forma de governar. Conforme acompanhamos, no período eleitoral, teremos um conceito liberal sendo implantado com a nova equipe econômica, pois além do novo ministro da economia ter sido fundador e presidente do Instituto Millenium, muitos secretários são provenientes do mesmo instituto.

Instituto Millenium que é um “think tank”, com importantes pensadores e defensores deste modelo, que será implantado em nosso país, incentivando o empreendedorismo, a livre iniciativa, com defesa ao direito de propriedade e a menor interferência do Estado na economia.

As mudanças de rumo que já se iniciaram, nos dois anos e meio de Temer, com reformas significativas como a aprovação da lei do teto de gastos, terceirização, trabalhista, ensino médio, das estatais, e tantas outras mais ou menos conhecidas deixaram o terreno preparado para fazer o país ter um crescimento mais acentuado.

Os desafios são imensos, mas as condições são, também, bastante propícias para a continuidade e ampliação das mudanças em várias áreas. Algumas terão que ser difíceis, pois o déficit fiscal é ainda bastante grande, mas temos hoje um conjunto de fatores que trazem segurança para que possamos acreditar em um futuro melhor.

A legitimidade e o apoio pelas urnas, a confiança da população e a vontade política de transformação criam um cenário perfeito para que o país acelere no trilho do crescimento econômico e social.

Pois com a economia crescendo, empregos voltam a ser gerados e a renda com consumo volta para a nossa sociedade que tem passado por enormes dificuldades, tanto as pessoas físicas e famílias quanto as empresas com problemas de produção e comercialização de seus produtos e serviços.

Faço parte deste grupo de brasileiros que acredita em um futuro melhor, mas para isso também é necessário o trabalho, a dedicação, enfim nossas ações e atitudes na construção de um ambiente de negócios mais propício para o investimento e uma sociedade com capacidade de crescer e evoluir social e economicamente.

Inicio hoje, também, minha nova responsabilidade, na Secretaria Estadual de Habitação de São Paulo, com o mesmo otimismo e acompanhado de muito trabalho e vontade política de transformar, levando a forma de administrar da iniciativa privada para o poder público, na busca constante e diária pela melhor eficiência na aplicação dos recursos públicos com objetivo principal de atender o maior número de famílias no combate do déficit habitacional em nosso estado. Acelera São Paulo.

Flavio Amary é secretário de Habitação do Estado de São Paulo e escreve para o Cruzeiro do Sul