Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nem Vingador nem Durango Kid

27 de Setembro de 2018 às 09:48

Esteja atento aos eventos políticos e ao processo eleitoral. Eles são essenciais à definição dos rumos de seu país. Construa um entendimento pessoal das questões em pauta. Seja mais que um mero repetidor de argumentos cuja veracidade ignora.

Expor seus pontos de vista, sem temer castigos ou represálias é uma benção alcançada graças à luta de muitos. Não é em todo país que as pessoas podem pensar pela própria cabeça e tornar públicos seus pontos de vista. Essa é uma das liberdades públicas que, como todas, se enraíza no princípio de que o Pai celestial concedeu aos homens e mulheres direitos decorrentes de sua condição de pessoas, sem exigência de qualquer outro requisito.

Em sua imensa generosidade quis o Altíssimo que todos, qualquer que seja sua cor, raça, nacionalidade, nível de renda, crença (ou descrença) religiosa vivam sob esse manto protetor.

A contrapartida é o respeito ao direito que também o outro tem à livre expressão. Desta verdade por vezes nos esquecemos quando as divisões se acirram e as opiniões se agudizam. Você jamais foi convencido pelos outros a deixar de votar em fulano para sufragar beltrano. Abstenha-se de tentar fazer o mesmo em relação àqueles que se acham ao seu redor.

Há uma voz ecoando em sua cabeça e encorajando-o a impor suas opiniões? Talvez você tenha assistido filmes da Marvel em quantidade excessiva e se convencido, a partir deles, que uma força superior o ungiu herói intergaláctico. Tome um chá de camomila e conceda-se uma noite de sono antes de agir. Vale no caso o verso do Raul: Durango Kid só existe no gibi. Da Palavra é que não vem essa recomendação de usar a força para submeter alguém ao seu ponto de vista.

Foi chamado a opinar? Faça-o com firmeza, elegância e serenidade. E pare por aí. A ninguém foi dado o direito de enfiar ou extrair ideias da cabeça alheia. Quem tenta fazê-lo bate de frente com o Evangelho.

“Descanse no Senhor, espere pacientemente pela sua ação. Não se incomode com o sucesso dos outros, nem com aqueles que planejam o mal.”

Salmo 37:7

Nova Bíblia Viva