Buscar no Cruzeiro

Buscar

Natal Branco

22 de Dezembro de 2018 às 00:01

Natal Branco Crédito da foto: Vanessa Tenor

Edgard Steffen

With every Christmas card I write

May your days be merry and bright

And may all your Christmases be white

(Irving Berlin)

Nascido Israel Berlin (1988-1989) na Rússia Imperial, Irving Berlin veio para os USA com 5 anos de idade. O mais longevo dos compositores americanos é autor de inúmeros sucessos em discos e musicais da Broadway e do cinema. White Christmas (Natal Branco), composição de 1942 para o filme Holiday Inn, é um clássico entre as músicas natalinas. Em livre tradução, os versos que abrem esta crônica dizem “Como nos cartões de Natal que escrevo, sejam felizes, luminosos e embranquecidos pela neve todos os seus natais.”

Se você ainda cultiva o hábito de mandar cartões de Natal, corra! O Correio não é mais o mesmo. Correspondência de baixa tarifa, leva semanas para chegar ao destinatário. Cartões promocionais postados por empresas devem lotar malas postais. A superlotação de mensagens, por sua vez, retarda ainda mais a entrega.

Como se sabe, 25 de dezembro não coincide com a verdadeira data do nascimento de Jesus. “O Ungido” descendente de mulher veio esmagar a cabeça da serpente, como previsto no Gênesis (3:15). Aparece no Velho Testamento, em hebraico, designado Messias, enquanto o Novo Testamento, em grego, a ele se refere como Cristo. Tivesse o parto de Maria ocorrido em dezembro, não haveriam nem ovelhas nem pastores nos campos. Os animais estariam a salvo nos abrigos e os guardadores do rebanho recolhidos às casas. Em lugar do céu estrelado, noite escura e vento cortante. Talvez até caísse neve inaugurando em branco o Primeiro Natal.

Vivemos dias em que negam a divindade do menino da manjedoura. Vitoriosa, a revolução cubana suprimiu o feriado natalino. Da mesma forma, nos países capitalistas, vendaval de agnosticismo e ateísmo tenta varrer a significância do Natal para o interior das igrejas e dos lares cristãos. O que chamam “espírito natalino” nada tem a ver com profecias ou Menino Deus.

Releio trabalho de minha irmã falecida na véspera do Natal de 2014. Fiel a seu nome -- derivado feminino de Lux, significando “A Iluminada” -- com inteligência, erudição e fé, Lúcia iluminou os natais de nossa família. Cuidava para que o Aniversariante sempre fosse lembrado e destacado na reunião natalina dos sobrinhos e sobrinhos-netos. Organizava responsos falados em torno da mesa da ceia e da árvore dos presentes. Numa das leituras afirmou que o primeiro cartão de Natal foi enviado aos humildes pastores pelo correio aéreo, porque o remetente queria rapidez e qualidade na entrega das mensagens*. O Eterno felicitava a humanidade inteira pelo nascimento do Salvador. Um dos carteiros, chamados “anjos” por Lucas, anunciou Trago boa nova de alegria que o será para todo o povo. E os funcionários do correio aéreo cruzaram o céu dando Glória a Deus nas maiores alturas! As mensagens do alto anunciavam a chegada d’ O Ungido. Recém-nascido, aparentemente frágil, em lugar do herói libertador esperado pelos judeus. Na divina escolha, em vez de monarcas, humildes pastores foram os primeiros destinatários das Boas Festas. Mal remunerados enfrentavam perigo das feras e das intempéries para guardar o patrimônio de seus senhores. Aos humildes concedida a primazia das boas novas do amor e perdão. Antecipação da mensagem os últimos serão os primeiros...

Casas, lojas, árvores sinalizam que estamos perto do Natal. Luzinhas made in China são como pirilampos. Brilhar em grego é perielampsen. No relato de Lucas (2:9) A Glória do Senhor brilhou ao redor dos pastores. Como profetizou Isaías. O povo que andava em trevas viu grande luz. Natal é a Grande Luz invadindo e iluminando a Terra. Em que pesem distorções sobre o verdadeiro significado, é tempo de compartilhar alegria, luz e festa.

Seja este meu cartão de Boas Festas. Desejo dias felizes e luminosos a todos que o receberem. O Cristo, presença indispensável. A neve, nem tanto.

(*) Lúcia Steffen, inspirada em texto de Paulo R. Rodrigues e Luiz Carlos Ramos

Edgard Steffen é médico pediatra e escreve aos sábados neste espaço -- [email protected]