Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jogue essa culpa no lixo

16 de Agosto de 2018 às 11:20

Há muita gente que, ao mesmo tempo que se define como seguidora de Jesus, cultiva o péssimo hábito de compor caricaturas de Deus e reverenciá-las como se fossem o próprio Eterno. Pura insensatez!

Em sua imaginação desenfreada, uns retratam o Senhor como o japonês da Federal, a tocar a campainha da casa dos suspeitos mal-nascida a manhã para, em seguida, algemá-los e jogá-los no cárcere. Outros veem nele o guarda de trânsito, oculto por um cartaz de rua, com o fito de pilhá-los dirigindo acima da velocidade permitida e multá-los. Terceiros o imaginam como fiscal da Receita, empenhado em enquadrar suas declarações de rendimentos na malha fina.

Diferentemente daqueles profissionais, que desempenham funções nada simpáticas, mas de certo necessárias, o Senhor não precisa investigar para saber de nossas faltas nem arquiteta flagrantes para nos punir. Ele conhece os nossos erros, mas o que o compraz, de verdade, é que os reconheçamos e, desse modo, abramos os nossos corações para o perdão que ele anseia por nos conceder.

Quem pauta sua conduta pela Palavra não tem nenhuma justificativa para mover-se, ao longo da vida, esmagado pelo peso de culpas que tenham sobre ele desabado, por motivos reais ou imaginários.

Flagelar-se não é uma atitude que o deixe mais próximo de Deus, cuja especialidade não é a punição e sim a misericórdia. Infringir a si mesmo castigos morais ou físicos, absolutamente prescindíveis, não é virtude. Revela, sim, a existência, no interior de quem os autoadministra, de um desequilíbrio psicológico a ser corrigido com urgência, a fim de habilitar o padecente a viver na paz e na alegria dos filhos do Altíssimo.

"Onde haverá outro Deus como o Senhor, que perdoa os pecados e esquece a transgressão do remanescente de seu povo? O Senhor não fica irado para sempre, porque tem prazer em amar e perdoar. O Senhor terá compaixão de nós mais uma vez. O Senhor pisará e esmagará as nossas maldades e jogará todos os nossos pecados no fundo do mar!"

Miqueias 7:18-19

Nova Bíblia Viva