Buscar no Cruzeiro

Buscar

Confira a crônica 'Indecisos', publicada nesta sexta-feira

19 de Outubro de 2018 às 10:48

Com a eleição indefinida e institutos de pesquisa querendo saber as intenções de voto, o que chama atenção nos gráficos não são os números já definidos dos candidatos e sim os 2 a 7% dos entrevistados que respondem: Não Sei ou estão Indecisos. Pensando em termos da população atual do Brasil com 208 milhões de brasileiros (IBGE-2017) e, destes, 147 milhões de aptos a votar (TSE-2018), temos aproximadamente entre 4 e 14 milhões desses eleitores. A menos de duas semanas do maior e mais disputado pleito do país, há um número quase igual ao dos desempregados de indecisos ou que não se decidiram. Assustador. E basta observar para confirmar isso:

-- João, você sabe que aí tem um degrau?

-- Que degrauuuuuuuu....????

O grupo que Não Sabe inclui aquele sujeito que abre a porta da casa para um menino de 12 anos e pergunta o que ele quer? E o garoto responde:

-- Entrar pai! eu moro aqui há 12 anos.

Já os Indecisos ficam horas pensando se para fazer frango à passarinho devem antes desossar a gaiola. Quando dão uma martelada no dedo e alguém pergunta se doeu eles respondem:

-- Não sei. Pergunte ao martelo.

Já os Indecisos não conseguem quebrar um ovo sem ajuda do manual. Há relatos de gravidezes de gêmeos indecisos que demoraram a nascer porque ficavam: -- Vai você primeiro. -- Não, vai você. -- Não! Primeiro você, faço questão. E assim por diante até a formatura aos 21 anos.

E há os casos clássicos de Indecisão e Não Sei:

-- Sem pânico. O Titanic é muito seguro. Nosso comandante vai decidir a melhor rota entre os icebergs.

-- Estou em dúvida se passo o final de semana em Hiroshima ou Nagasaki?

-- Soldado, se isso que está na sua mão é a granada onde está o pino?

-- Amor, você tem certeza que comprou passagens com escala nas Torres Gêmeas?

O que seria da História se Eva ficasse indecisa em aceitar a maçã:

-- Tem certeza que não tem agrotóxico? Tenho tanto medo... Não é melhor lavar antes de comer? Essa maçã é certificada? Será que não faz mal com folha de parreira? O que faço? Adão nunca atende o telefone...

Ou Moisés se, durante a fuga do Egito, diante do Mar Vermelho tivesse dúvidas:

-- Vai Moisés! O mar abriu. -- Mas a areia tá tão úmida... E se eu levo frieira para terra prometida... Sou alérgico a frutos do mar... Alguém tem protetor solar? -- Moisés os soldados do Faraó estão atrás de nós! Pegue as tábuas dos Mandamentos! -- Muito estreitas não vai caber todo mundo... Ah! Entendi. Devo consultar os seis mandamentos.

-- Não eram dez?

-- Eram? Mas nem subi o morro ainda...

E assim, depois de fugir 40 anos pelo deserto, destruiu qualquer possibilidade de vir a ser guia turístico.

Imaginemos se nesses 10 milhões um desses Indecisos estivesse na Apolo 11:

-- Vai Armstrong! Dê o primeiro passo na Lua.

-- Agora ou espero a minguante? Com o pé direito ou esquerdo?

Pior que os Indecisos e os Não Sei, só os que Não Responderam. Resta a dúvida se a falta de resposta foi por inibição, dificuldade auditiva, falta de dentes na boca, mau hálito ou porque estavam em coma e o pesquisador não se deu conta.

Com 14 milhões de Indecisos muita gente levaria anos decidindo que roupa usar, que comida pedir, que lugar ir, que carro comprar, que curso fazer e até atravessar a rua.

E se você acha que é difícil disso tudo acontecer, espere até parar numa esquina da cidade e perguntar a um sujeito onde fica tal rua ou tal lugar e vai descobrir que um desses 14 milhões cruzou seu caminho.

-- Snif, snif... Sabe que cheiro é esse?

-- Não sei.

-- Escuro aqui... Vou riscar um palito.

-- Já sei! Esqueci o gás aber...

“A inveja mata... O invejoso.”

José Feliciano - escritor - roteirista de humor e mistério - médico de anedotas.