Buscar no Cruzeiro

Buscar

Filmes da Netflix: “Calibre”

05 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Filmes da Netflix: “Calibre” Vaughn (E) e Marcus: caçada recreativa que vira pesadelo. Crédito da foto: Divulgação

Nildo Benedetti - [email protected]

Matt Palmer, nascido no Reino Unido, é escritor e diretor deste filme de 2018. “Calibre” aborda um tema já tratado no cinema algumas vezes. Sua trama faz lembrar “Deliverance”, de 1972, do norte-americano John Boorman que, no Brasil, recebeu o título de “Amargo Pesadelo”. São filmes que tratam do embate entre o homem e a natureza e, ao mesmo tempo, dos conflitos entre mentalidades da cidade e do interior.

Muitos filmes de trama similar usam clichês do gênero, procurando contrapor, de um lado, a suposta sabedoria dos homens da cidade, de mentalidade aberta, cultos; e, de outro, a ignorância dos moradores de regiões afastadas do mesmo país, chucros, abrutalhados, cheios de crenças estúpidas. Mas, felizmente, não é caso deste “Calibre”. O tema é aqui tratado com profundidade.

Vaughn e Marcus são amigos de infância. A namorada de Vaughn está grávida e Marcus o convence a realizarem uma viagem de caça nas Terras Altas da Escócia (The Scottish Highlands) para aproveitar os últimos dias de sua “liberdade”. O vilarejo, que serve de apoio aos que recorrem à região na estação de caça, está em decadência, porque o turismo foi abalado pela concorrência de um clube de campo distante cerca de 80 quilômetros.

Já de início, fica evidente que Vaughn e Marcus têm personalidades muito diferentes e essa diferença vai se acentuando gradualmente conforme a trama se desenvolve. Vaughn é contido, observador e parece de imediato reconhecer que seu comportamento deve ser cuidadoso no convívio com os habitantes do local.

Marcus é metido a valente, esconde do amigo que é usuário de drogas e se comporta claramente como confrontador dos costumes e valores das pessoas do vilarejo. Assim é que recusa, com tom de autossuficiência, a sugestão de adotar o líder local, Logan, como guia para a caçada do dia seguinte. Uma garota flerta com ele abertamente, é avisado que pode ser perigoso se aproximar dela, não leva em conta o aviso, tem sexo com ela e a leva a consumir drogas. Vaughn também sofre o assédio de uma outra mulher, mas se mantém distante dela, porque é fiel à namorada.

Na manhã seguinte, os dois homens vão caçar. A prática da caça é regida por um conjunto de normas governamentais, que incluem o registro de armas. Vaughnn esqueceu de trazer as balas para atirar, ato falho que demonstra seu baixo interesse em matar animais. Marcus lhe fornece arma e balas e, no primeiro tiro, Vaughnn acaba atingindo uma criança que também estava na mata caçando com o pai.

A partir desse momento, a história muda drasticamente. Um filme que parecia o relato de uma alegre viagem de dois amigos em um fim de semana, se torna um suspense cada vez mais dramático, com voltas e reviravoltas imprevisíveis, que vão evidenciando ao espectador as profundas divergências do modo de pensar e agir dos dois homens da cidade e dos habitantes locais. Estes constroem uma comunidade solidária, unida, em que muitas pessoas tem alguma forma de parentesco com outras, que vivem sob um sistema particular de organização, hierarquia e leis próprias a que todos obedecem. É por essa razão que a maior parte os indivíduos, já de início, demonstra aversão aos visitantes

Na próxima semana escreverei sobre “O autor”.

Está série de artigos está incluída no projeto Cine Reflexão da Fundec