Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ficção científica no cinema (2)

28 de Dezembro de 2018 às 00:01

Ficção científica no cinema (2) “Black Mirror”: série mostra o lado sinistro a que a tecnologia pode nos levar já no curto prazo. Crédito da foto: Divulgação

Nildo Benedetti - [email protected]

Como vimos na sexta-feira passada, existem vários tipos de filmes de ficção científica. Alguns nos mostram, com certa precisão, para onde a tecnologia pode nos levar e nos fazem pensar sobre o futuro da espécie humana; outros, embora inverossímeis, são utilizados como instrumentos para levantar discussões sobre ciências humanas, como “2001 - Uma odisseia no espaço” e os citados “Matrix” e “A chegada”. Outros ainda -- e aí se encaixa a maioria -- são filmes fantasiosos.

A primeira e a segunda categorias são as que interessam ao cinéfilo. Mas, a primeira -- a dos filmes que apresentam uma visão possível do futuro, dentro dos conhecimentos atuais da ciências -- é a que nos ajudará a compreender como poderá ser o mundo dentro de duas ou três décadas e como a tecnologia afetará nossas vidas. Esse tipo de filme tem a mesma função dos bons filmes de política, sociologia, psicologia etc., ou seja, a de incrementar nossos conhecimentos nessas matérias e nos levar a meditar sobre elas.

Quase todos reconhecem os benefícios que a ciência e a tecnologia trouxeram e continuarão a trazer à vida dos seres humanos e não cabe aqui enumerá-los. Contudo, muitos pensadores perguntam temerosos: “para onde a tecnologia conduzirá a humanidade?” Formular essa pergunta e tentar respondê-la é fundamental para o nosso futuro e o dos nossos descendentes. Hoje existe a convicção entre esses pensadores de que nossas vidas política e social das próximas duas ou três décadas serão determinadas pelo modo que a tecnologia vier a ser utilizada pelo ser humano.

O leitor já terá percebido que, para apreciar e avaliar a qualidade dos filmes de ficção científica -- ou seja, a de determinar se eles realmente dão respostas verossímeis à questão acima formulada -- são necessários conhecimentos básicos sobre as tendências do desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Por essa razão, exporei a seguir algumas ideias gerais, mas suficientes para posicionar o espectador de filmes do gênero frente ao tema. Contudo, essas ideias serão também muito úteis a todo tipo de leitor e não só ao cinéfilo, uma vez que, como foi dito, a inteligência artificial influirá decisivamente na vida de todos os seres humanos. Ou seja, trata-se de falar do nosso futuro próximo e não de expor meras fantasias infundadas de futurologistas.

*

De forma simplificada, pode-se dizer que tecnologia é a aplicação prática da ciência. A Unesco define ciência como o conjunto organizado de conhecimentos sobre os mecanismos de causalidade dos fatos observáveis e define tecnologia como o conjunto de conhecimentos científicos aplicáveis à produção ou melhoria de bens ou serviços. Portanto, a ciência procura conhecer os fenômenos e comprovar suas teorias, colocando suas descobertas à disposição pública ou privada por meio de livros, teses publicações de artigos; a tecnologia trata da aplicação de novos materiais, processos, produtos, detecção de impactos socioeconômicos de tais aplicações.

Continua na próxima semana.