Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ética e cidadania

13 de Novembro de 2019 às 00:01

Flavio Amary

O mês de novembro de 2019 certamente ficará gravado na minha memória e no meu coração. No último dia 4 recebi, em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba, cidade onde nasci, cresci e aprendi grande parte do que hoje sei, a Comenda Referencial de Ética e Cidadania proposta pelo Presidente da casa legislativa, Fernando Dini.

A comenda, que tive a honra de receber na presença de autoridades, amigos e familiares, é um título criado por meio de decreto legislativo e é oferecida, uma vez ao ano, àqueles que se dedicam ao trabalho social, cultural e empresarial, com relevantes serviços ao município.

Para mim, no entanto, este título é mais do que um atestado de minha trajetória empresarial, atividades à frente de entidades importantes e minha atuação como secretário de Estado da Habitação do governo João Doria, mas da minha profunda ligação com Sorocaba e a chancela mais valiosa que alguém pode aspirar: a do reconhecimento da ligação com a ética e cidadania.

A comenda reforça em mim os valores que aprendi a cultivar com meus pais e que são princípios de vida dos quais não me apartarei jamais. Não é por acaso que esta mesma Comenda Referencial da Ética e da Cidadania foi dada também a meu pai, Renato Amary, na mesma Câmara Municipal de nossa cidade há seis anos.

Ética e a cidadania são importantes para qualquer indivíduo, e na vida de um homem público, imprescindíveis. São os primeiros valores a serem observados na carreira de alguém que se proponha a assumir qualquer função pública.

No exercício da função como secretário da Habitação, que tem por missão criar condições para que os menos favorecidos tenham acesso à moradia digna, o exercício da ética e da cidadania são inerentes ao trabalho diário.

Ética é inegociável e nada mais é do que a consciência do correto, do honesto, do fazer bem ao próximo. A cidadania, por sua vez, é o conjunto de direitos e deveres que cada de nós tem ao viver em sociedade. Por isso, nosso trabalho envolve a moralidade na condução das políticas públicas e o dever de promover o bem comum.

A cidadania também pode e deve ser entendida como a um direito de participação de todos na sociedade, como o de ter uma moradia digna, um endereço, o abrigo de um teto e a segurança para as famílias criarem seus filhos. Ao entregar uma casa ou um título de propriedade às pessoas mais carentes, estamos também levando a cidadania, a possibilidade de ter um patrimônio e de transmiti-los aos descendentes. É uma iniciativa que desenvolve nas pessoas o sentimento de pertencimento à cidade onde vivem.

A homenagem que recebi renova minha energia para seguir em frente e me dá a convicção de que estamos no caminho certo. Estou certo de que, mesmo diante das dificuldades do difícil cenário econômico brasileiro, vamos conseguir, com criatividade, inovação, ética e cidadania, desenvolver políticas públicas eficazes na área da habitação. Não me faltará para isso entusiasmo e vontade de transformar.

Agradeço aos amigos e, de modo especial, à minha família pelo apoio ao trabalho, compreensão diante das frequentes ausências e pelo incentivo. Renovo, por fim, meu compromisso de continuar perseguindo intransigentemente os valores que dão nome à comenda com que fui agraciado.

Flavio Amary é secretário de Estado da Habitação de São Paulo.