Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em frente a uma TV qualquer

05 de Abril de 2019 às 00:01

Neusa Gatto

Nossa, como ela tá velha! Corre, corre aqui pra ver. Grita a tia viúva e madurona em frente à TV vendo a novela das nove. Corre menina! Em instantes, a sobrinha solteirona entra esbaforida na sala trazendo dois copos com chá.

Ah, lerda... você demorou... já mudou a cena. Era pra ver aquela atriz... Ana... não lembro o sobrenome.... A sobrinha dá um copo de chá pra tia e pergunta: Qual? Ah, deixa ela aparecer de novo que você vê. É Ana alguma coisa, não lembro, aquela que fez o papel de avó daqueles dois pirralhos... o nome da novela era.... esqueci... Ah, já sei, diz a sobrinha, uma que detestava a nora, fruticava com o filho contra a coitada, mas que pagava seus pecados com os netos, uns capetas. Espera, espera, retruca a tia, vamos ver se ela aparece de novo...

De olho na TV, as duas emudecem. Em poucos segundos, lá está a atriz em outra cena. Essa aí, essa aí! aponta a tia. Olha as rugas. Essas TVs de hoje são boas demais... mostram até a penugem do rosto ó! É mesmo tia, concorda a sobrinha, e o que tem de botox aí... Parece até plastificada, ri sacudindo a barriga a matrona. Mas, como é o nome dela inteiro? A sobrinha pensa um pouco e diz: Ana Truida!. Isso, isso, festeja a tia enquanto tricota com um olho na TV e outro nos pontos, e já casou três vezes essa daí.

A solteirona recolhe os copos vazios e volta pra cozinha. De lá, continua a conversa: É sim, tou lembrando. Casou com o Armando Bideu, aquele cara de teatro, que também morou com aquela atriz morena, bonita que depois casou com um empresário de São Paulo, esqueci o nome dela. Depois a Ana juntou os trapos com aquele jogador de futebol, que foi até da Seleção... o nome dele era... Ah, ah, ah, gargalha alto a tia na sala. Que cabeça hein menina? Mas a tia tá contando. Falta o terceiro marido. Esse eu sei. Acabou de separar dela, o Jone Lato. Aquele que fez um filme que até ganhou um prêmio nos States. É, tia, fala a outra sentando com espalhafato no sofá.... a Ana tem é que dar a mão pro céu de não ter despencado ainda praquelas novelinhas das seis.

A novela acaba. Mal começa o próximo programa e a tia decreta: Tira disso daí. Muda, muda de canal, não gosto desse tal de BB... Imediatamente a sobrinha começa a zapear a tv. É pastor de igreja gritando, venda de sofá, de joias, programa de auditório. A sobrinha para num musical. Ah não, música chata, não. Não tem nada que preste agora. Apaga! finaliza a viúva.

Obediente a sobrinha desliga, cata o gato no colo e alisa seu pelo pensativa. Então, de repente, pergunta: Tia! A senhora já ouviu falar desses sites de relacionamento? Onde as pessoas procuram namorado? Marido, você quer dizer, fala e olha de soslaio pra sobrinha, a tia. Eu tava pensando em entrar em um deles, completa a outra. É, minha filha, toma cuidado. Escuto falar muita coisa ruim disso aí. Gente que fala que é uma coisa e é outra. Violência. Você não viu o caso daquela moça que quase morreu de pancada de um sujeito? E, sonsa do jeito que você é... Sonsa eu? Replica a solteirona. E, tou falando mentira? Continua a matrona. Você não emprestou dinheiro praquele pilantra que você namorou e o cara não te pagou até hoje? Aquele que roubou até o seu celular?

A sobrinha faz um muxoxo. As duas ficam em silêncio. E, então, a tia grita: o bolo menina, tá queimando o bolo! Num sacolejar no sofá, a sobrinha, um pouco acima do peso, tateia nervosamente pra sair do assento e corre desligar o forno. Em pouco tempo, volta arfando com pedaços de bolo num prato. Puxa tia, se a senhora não fala, torrava. Humpf! Suspira a matrona!

Neusa Gatto é jornalista, produtora de vídeos e escreve para o Cruzeiro do Sul.