Artigos

Dia Mundial do Enfermo

Artigo escrito por dom Julio Endi Akamine, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Sorocaba

Dom Julio Endi Akamine

A atual pandemia tem nos surpreendido. Experimentamos as ameaças reais da segunda onda de contaminação. Nesse sentido, é preciso mais uma vez chamar todos à responsabilidade pessoal, social e política.

Sem deixar de reconhecer a urgência das providências sanitárias e políticas, é preciso também um olhar mais profundo de fé sobre a pandemia e seu combate. Estamos nos aproximando de algumas datas importantes no âmbito da Arquidiocese de Sorocaba. Nesse sentido, destaco a bênção da garganta no dia de S. Brás (03/02) e o dia mundial do enfermo na memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes (12/02).

O dia mundial do doente foi instituído pelo papa S. João Paulo II para ser um “momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.

Em sua mensagem por ocasião dessa data, o papa Francisco se dirige de maneira especial aos doentes e aos que cuidam dos doentes, dizendo que a Igreja reconhece neles uma presença especial de Cristo sofredor. Essa é a realidade que a fé nos faz ver: para os cristãos, os doentes não são apenas cuidados, compadecidos ou suportados. Neles está presente Cristo, de tal forma que eles nos evangelizam.

Leia mais  Fundos de estabilização para preços da gasolina

Quem está doente, muitas vezes pode ter a sensação de que é um peso para os outros e de que não pode fazer nada. A fé cristã, porém, nos faz ver que “dentro de nosso sofrimento está o sofrimento de Jesus, que carrega conosco o seu peso e revela o seu sentido”.

A doença, portanto, não somente revela a nossa finitude e impõe impiedosamente a consciência de nossa impotência, mas, para quem tem fé, pode ser um momento de configuração pessoal com o Cristo Crucificado e Ressuscitado. O doente percebe que não está só no seu sofrimento.

Ele conta com a presença do “Cristo, Bom samaritano de todos os sofredores”. Descobre também a ternura e a caridade respeitadora e delicada de Maria, a Mãe de Jesus e nossa.

Maria “sabe como se percorre o caminho da dor e do sofrimento e por isso ela é a Mãe de todos os doentes e sofredores”. Como ela não abandonou o Filho e esteve ao pé da sua Cruz, assim também “permanece ao lado de todas as nossas cruzes e nos acompanha no caminho rumo à ressurreição e à vida plena”.

Leia mais  Razões de governo e direito ao luto

A presença de Cristo nos doentes e a caridade maternal de Maria para com os doentes, nos impulsionam a uma atitude de bondade para com os doentes.

Não se trata apenas de cumprir atos de bondade em favor deles. Realizar ações de solidariedade e de bondade em favor dos doentes é louvável e sempre necessário, mas o papa Francisco nos convoca para algo a mais: trata-se de nos aproximar com ternura daqueles que precisam de cuidado para levarmos a eles a “esperança e o sorriso de Deus”.

Levar a esperança e o sorriso de Deus! Trata-se de fazer com que a dedicação generosa aos demais “se torne estilo”, se torne o jeito quotidiano e permanente das nossas ações. Assumindo esse estilo de vida “damos lugar ao Coração de Cristo e por ele somos aquecidos”.

A doença pode nos despojar de quase tudo. Ela nos priva do vigor físico e da beleza exterior. Pode até tirar a consciência e a razão. A doença, porém, não pode levar embora o que é essencial e importante, pelo contrário, revela com mais luminosidade o que de essencial cultivamos.

Leia mais  Filmes da Netflix: “La Valija de Benavidez” (Parte 2 de 3)

A mensagem do papa nos chama a atenção para essa realidade indestrutível, para o mistério presente nos doentes e sofredores. “A cruz é a certeza do amor fiel de Deus por nós.

Um amor tão grande que entra no nosso pecado e o perdoa, entra no nosso sofrimento e nos confere a força para o carregar, entra também na morte para a vencer e nos salvar.

A Cruz de Cristo nos convida também a nos deixar contagiar por este amor, nos ensina a olhar sempre para o outro com misericórdia e amor, sobretudo para quem sofre, para quem tem necessidade de ajuda”.

Dom Julio Endi Akamine é arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Sorocaba.

 

Comentários