Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cogumelos comestíveis: quais seus benefícios para a saúde?

03 de Março de 2020 às 00:01

Fernanda Gomes Leite com Denise Grotto

Atualmente, estamos todos cientes da crescente onda de problemas relacionados ao colesterol, isto é fato. E apesar de envolver diversos fatores, podemos dizer que a alimentação tem grande peso no aparecimento ou não de alterações maléficas. Vivemos em um momento em que o tempo é valioso, e isto nos faz acelerar tarefas que não deveriam ser aceleradas. Desta maneira, o período curto que disponibilizamos para nos alimentarmos não é suficiente para preparar pratos mais nutritivos, e assim, infelizmente, muitas vezes optamos pelo mais rápido, e o mais rápido nem sempre se torna melhor. Por isso, a atenção ao que está no prato é tão importante.

Pensando nos alimentos, podemos citar um que tem propriedades fantásticas e pode auxiliar na redução ou prevenção do aumento do colesterol: os cogumelos. E talvez você esteja se perguntando, como um alimento tão peculiar, e tão pouco conhecido, pode ser tão vantajoso?

Há alguns anos, estudantes de mestrado e de iniciação científica avaliaram o cogumelo shiitake como um alimento funcional em um projeto na Universidade de Sorocaba (Uniso), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Ao finalizar o estudo, foi possível concluir que o cogumelo agiu na redução de colesterol e também protegeu o fígado dos efeitos nocivos de uma dieta rica em gordura. E o estudo mostrou ainda que o consumo de apenas um ou dois cogumelos shiitake por dia são suficientes para tal efeito benéfico.

Pois bem, por que isto aconteceu? Os cogumelos são ricos em fibras, proteínas e diversos minerais, além de possuírem boa quantidade de vitaminas A e C, que funcionam com antioxidantes e protegem o nosso organismo; assim, além de suprirem nossas necessidades nutricionais, auxiliam o sistema imune. Eles possuem ainda um polissacarídeo, chamado de beta-glucana, uma fibra solúvel que, além de auxiliar na absorção de nutrientes e também ter propriedades antioxidantes excelentes, está diretamente ligada à manutenção, ou ainda diminuição, da taxa de colesterol.

Sabendo disso, podemos afirmar que estes queridos alimentos devem ganhar cada vez mais o público; e com certeza podemos afirmar que eles não são apenas boas opções para quem deseja manter a alimentação equilibrada, mas também substituem de maneira satisfatória a proteína para quem não consome carne. Claro, deve-se sempre ter em mente que os cogumelos sozinhos não têm capacidade de estabilizar nossa saúde, mas é certo que eles podem auxiliar este processo.

E onde, afinal, encontramos estes nutritivos espécimes? Atualmente, os cogumelos vêm ganhando mais espaço no ambiente culinário, por isso são facilmente encontrados em supermercados, feiras e quitandas. Podemos citar três deles, amplamente conhecidos, e que você até mesmo já deve ter utilizado: o Agaricus bisporus (famoso champignon ou cogumelo paris, muito usado no estrogonofe), o Lentinula edodes (shiitake) e o Pleurotus osteatrus (shimeji), estes dois últimos muito usados em pratos da culinária japonesa.

Assim, com todas essas funcionalidades, por que não adotar os cogumelos como parte de nossas refeições diárias? Além de tudo, podemos dizer que eles são muito versáteis, podendo ser consumidos refogados, assados, cozidos e até mesmo em conserva.

O nosso tempo é, de fato, valioso. Mas precisamos pensar que tudo o que ingerimos vai afetar o nosso corpo de uma maneira ou de outra. Assim, muita atenção! E deixamos uma ótima sugestão para substituir os lanches rápidos, para que, no fim, você tenha todo tempo do mundo.

Fernanda Gomes Leite, mestranda em Ciências Farmacêuticas (Uniso) e professora Dra. Denise Grotto, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (Mestrado e Doutorado) da Uniso. (E-mail: [email protected])