Artigos

Bondade, justiça e verdade

Geraldo Bonadio

Hoje você entrará em contato face a face ou através do celular com várias pessoas e grupos. Em cada interação exercerá alguma influência sobre o outro e será por ele influenciado. Sairá de cada conversa modificado, em certo grau, para melhor ou pior.

Nesses contatos é muito provável que você e seu interlocutor, além de falarem de si mesmos, do que vai bem ou mal em suas vidas, expressarem confiança ou desalento em relação ao amanhã, também discorram sobre as pessoas com as quais convivem.

Dependerá de você destacar aquilo que existe de bom ou de ruim naqueles de quem vai falar. Isso terá consequência para você, quem o ouve e aquele de quem falam. Você pode destacar os traços positivos da personalidade do alvo da conversa ou alertar para o que nela, segundo seu entendimento, é ruim.

Leia mais  A alta taxa de imunização do Chile e suas especificidades

Ao traçar retratos de terceiros, priorizará luzes ou sombras; os mostrará comprometidos com a melhoria das coisas ou indiferentes a elas. Poderá apresentá-los como gente em busca de solução para as questões intrincadas que afetam seus familiares, vizinhos ou colegas de trabalho, indiferentes que deixam tudo como está ou tornam pior aquilo que já não estava bom.

Mais que dos ingredientes, o sabor do prato depende do talento e da capacidade de quem cozinha em escolher os temperos certos e utilizá-los na quantidade adequada. Da mesma maneira, você, em cada passo que der hoje, ao mostrar as pessoas sob um ângulo que as embeleza ou enfeia, elogiando suas qualidades, ou silenciando quando deveria proclamá-las, estará ampliando o domínio da luz em seu interior ou permitindo que a treva dele se aposse.

Leia mais  A segunda fileira

“Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade. ”

Carta aos Efésios 5:8-9

Bíblia Ave Maria
Geraldo Bonadio é jornalista. geraldo.bonadio@gmail.com

Comentários