Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba: 365 motivos para se orgulhar

21 de Agosto de 2019 às 00:01

Flavio Amary

Sorocaba celebrou no último dia 15 de agosto seus 365 anos de história. Quando amigos e parentes comemoram aniversário, é comum lembrarmos suas principais conquistas, sonhos e verbalizarmos nossos desejos para o futuro. Com nossa cidade não deve ser diferente. Nesta festa em particular, nós sorocabanos somos os principais convidados e juntos devemos fazer essa reflexão porque temos, sim, muito do que se orgulhar.

Somos muitos e somos fortes. Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior paulista na região sudeste, com um importante polo industrial que gera um Produto Interno Bruto (PIB) relevante para a economia do Estado de São Paulo e do Brasil. A área produtiva de Sorocaba, inclusive, foi uma das principais responsáveis pela descentralização industrial da região metropolitana de São Paulo há alguns anos.

Somos atrativos. Recentemente, em Londres, o governador João Doria e representantes da JCB, importante empresa localizada em Sorocaba, anunciou investimento de R$ 100 milhões na fábrica da cidade, o que vai gerar centenas de novos empregos.

Nosso governador anunciou também um importante e audacioso programa de despoluição do rio Pinheiros, o que nos faz lembrar que já somos verdes e sustentáveis. O rio Sorocaba, com boa parte dele atravessando a área do município, é um dos símbolos dessa preocupação com o meio ambiente pela cidade ao longo dos anos. Juntas, as estações de tratamento da cidade têm capacidade para tratar 100% do esgoto que é gerado, livrando o leito dos córregos e do rio dessa carga de efluente.

Além disso, com nossos centenas de quilômetros de ciclovias e 21 parques municipais, somos uma cidade com características de metrópole que conseguiu preservar a qualidade de vida típica do interior.

Somos tecnológicos. Nosso Parque Tecnológico atrai e acomoda startups, instituições de ensino e pesquisa, possibilitando o acesso ao conhecimento e ao mercado, além de oportunidades comerciais em nível nacional e internacional.

Somos polo de educação de qualidade, atraindo estudantes de toda a região com cinco universidades, sendo duas públicas e sete faculdades. Também estão presentes na cidade grandes instituições de ensino técnico.

Na área da Saúde tornamo-nos referência com a inauguração do Novo Hospital Regional, um dos mais modernos hospitais do Brasil, totalmente gratuito. Construído às margens da rodovia Raposo Tavares, facilita o acesso para a população de 49 cidades.

Sorocaba também é esporte, cultura e lazer com nossos teatros e a Fundec, que administra a Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Somos torcedores orgulhosos porque temos o Esporte Clube São Bento, uma centenária agremiação que tanto já nos emocionou.

Sorocaba deve ser reconhecida como uma cidade inspiradora e acolhedora, mas também em constante evolução e, portanto, em construção. Uma Sorocaba cada vez melhor, ou seja, mais madura econômica e socialmente, depende da sinergia entre governantes comprometidos, cidadãos conscientes e juventude engajada.

Que nestes 365 anos possamos parabenizar Sorocaba com o carinho que ela merece e resgatar nossa autoestima enquanto cidadão. Vamos assoprar as velas olhando para nosso passado com respeito e com otimismo e esperança para o futuro.

Flavio Amary é secretário de Estado da Habitação de São Paulo.